Decoração: Aprenda a fazer almofadas sem costura e mude a cara dos ambientes

0
64

Poucas coisas são tão reconfortantes do que relaxar encostado numa almofada macia. Na cama, no sofá ou no chão, elas são aliadas na hora do descanso, mas não precisam ser caretas. Além do funcional, essas peças também podem ter a nossa cara e dar personalidade a diversos ambientes. Sara Moura, designer e professora de costura do Atelier Lull (@atelierlull), ensina a fazer capas de almofada no estilo envelope. Tudo bem simples, sem costura, para quem nunca pegou em linha e agulha. A técnica pode ser usada para criar peças de qualquer tamanho, que podem ser lavadas e substituídas com facilidade.

Materiais

Tecido (algodão ou algumoutro macio), cola lavável para tecido; recheio (enchimento para almofada comprado pronto ou feito à mão com cami e fibra de poliéster); fita métrica; tesoura; lápis ou giz para tecido; ferro de passar roupa; agulha e linha (para quem preferir fazer a versão costurada).

O modelo

É simples e pode ser aplicado a almofadas de qualquer tamanho: é só fazer um transpasse com o tecido, deixando cerca de 10cm de folga para envelopar. Lembre que também precisa de 1cm de cada lado para a bainha.

Na medida

Comece medindo o recheio. No nosso caso, o comprado pronto tem 38×38 cm. Desamarrote o tecido com o ferro de passar e corte com 40cm de largura e 88cm de comprimento.

Bainha

Use giz ou lápis para fazer as marcações de 1cm de bainha em toda a lateral do tecido. Dobre-o nas marcações e passe o ferro para vincar. Em seguida, use a cola de tecido para colar a bainha e novamente o ferro, mas dessa vez para acelerar a secagem.

O envelope

Posicione o tecido no sentido horizontal do comprimento e dobre-o de modo a criar um quadrado de 38cm. O encontro dos dois lados do tecido deve ser no meio e os 10cm de sobra devem passar por cima de um dos lados.

Cole

Com as marcações feitas, aplique a cola primeiro em um lado, mas tome cuidado para não colar o transpasse. Passe o ferro para secar mais rápido. Repita o processo do outro lado.

Ajustes

A almofada ficará pronta pelo avesso. É hora de verificar os detalhes, retocar a cola e só depois desvirar. Em seguida, ponha o recheio e feche o envelope, passando o tecido que sobrou por dentro

Linha e agulha

Quem preferir, pode usar linha e agulha no lugar da cola de tecido. O passo a passo é o mesmo. Fonte Uol

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA