LIVRAMENTO: jornalista Salette Lemos proferiu palestra para micro e pequenos empresários

0

Com um tema muito atrativo para os tempos de crise financeira que atinge todo o país, a palestra “Os Segredos de um gerenciamento bem sucedido frente a um cenário de mudanças” foi sucesso de público em Livramento de Nossa Senhora.

O evento foi uma iniciativa do SEBRAE em parceria com a UNOPAR e a CDL de Livramento. O Centro Diocesano ficou lotado para a palestra da jornalista Salette Lemos que proferiu a palestra: Segredos de um gerenciamento bem sucedido frente a um cenário de mudanças, após uma turnê pela região com público extraordinário nas cidades de Caetité e Caculé, e não diferente em Livramento.

Especializada em economia pela Fundação Getúlio Vargas e com vasta experiência de apresentadora e comunicadora de rádio e televisão, Salette Lemos utilizou toda a sua eloquência e vibração, explicando em linguagem acessível temas básicos como o cenário da economia e da política brasileira, traçando o quadro atual e suas perspectivas, fez o público recordar outras crises já enfrentadas pelo país e chamou a atenção para as mudanças necessárias para superar o momento.

De forma descontraída a jornalista desafiou os participantes a interagirem levantando reflexões sobre a importância do momento para o crescimento pessoal e profissional dos empresários. Salette afirma que sem crise não há desafios, e sem desafios a vida é chata. Para ela, “se nós não fizermos uma análise rigorosa, sincera e despretensiosa do momento que nós estamos atravessando, nós não vamos melhorar como profissionais, como pessoas, como cidadãos, como gestores e como administradores das nossas vidas”

De acordo com a jornalista, esse cenário pelo qual o Brasil passa começou em 2011 e seguiu agravando-se. Na visão de Salete Lemos o que o Brasil enfrenta hoje é nada mais que um desdobramento da crise financeira mundial iniciada em 2008.

“O Brasil aconteceu. A crise faz pensar e colocar em movimento. E naquele momento, o país esqueceu a crise e se voltou para o mercado interno; foi atrás de crédito”, pontuou Salete Lemos ao afirmar que em meio à crise mundial de 2008 o Brasil teve a oportunidade de se diferenciar economicamente diante os demais países, tanto que entre os anos de 2008 e 2010 o Brasil ganhou mais de 40 milhões de consumidores e viu uma nova ascensão da Classe C.

Segundo Salete Lemos, foi com esse ganho de mais de 40 milhões de novos consumidores do Brasil que levou o mercado internacional a voltar seus olhos para o país, contudo, o governo federal não soube economizar. “O principal fator que emperra o crescimento econômico é o descontrole das contas. Erramos no momento em que faturamos muito e investimos em nada”.

A Coordenadora da UNOPAR de Livramento, Cristiane Cordeiro avalia o evento de forma positiva, e considera a abordagem feita por Salette essencial para que os empresários possam compreender que o momento de crise não deve ser visto com uma adversidade e sim com um desafio, gerador oportunidades: “O momento é propício para refletirmos criticamente, reavaliarmos as nossas atitudes, valores, reestabelecer nossos conceitos, mudarmos nosso comportamento e nos adequarmos a esta nova realidade”.

 

There are no photos with those IDs or post 7652 does not have any attached images!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui