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Com a crescente concorrência do mercado nacional, qualquer tipo de investimento precisa ter embasamento sólido, caso contrário, uma empresa que pretende tomar novas decisões ou simplesmente nascer pode encarar sérios prejuízos sem retorno.

As pesquisas de mercado são a ferramenta certa para entender melhor a concorrência que existe no seu mercado, trabalhar devidamente com o market share do seu negócio e encontrar soluções estratégicas com alto grau de precisão. A contratação de uma empresa de pesquisa de mercado pode ser fator determinante para entender concorrência, demanda e trabalhar campanhas de marketing e lançamento de produtos de forma otimizada.

Para crescer e inovar de maneira inequívoca é preciso entender o que o seu cliente precisa e o desempenho que seu produto ou serviço mantém após a venda: sua comida agrada o paladar do seu público-alvo? Seu funcionário está satisfeito com seus encargos? Separamos aqui algumas aplicações que uma pesquisa mercadológica pode satisfazer:

Pesquisas de Mercado para Estudo de Concorrência

Conhecer de perto os principais players do mercado é essencial para conseguir uma boa fatia de mercado. Seja antes de abrir seu negócio, ou após muito tempo de consolidação de sua marca, quaisquer ações de melhoria devem ter como parâmetro o serviço de seu concorrente.

O Instituto Folha ajuda você a mapear suas reais necessidades e desenvolve a pesquisa mais adequada, através de metodologias que permitem:

  • Conhecer quem são seus clientes e o que é preciso fazer para fidelizá-los
  • Identificar clientes em potencial e novos nichos/ segmentos – nem sempre o público-alvo de um negócio é intuitivo!
  • Levantar os problemas que estão afetando os seus negócios, comunicar as suas implicações e buscar soluções.

Pesquisas de Mercado para Market Share

Market Share, ou quota de mercado é o termo que designa a participação de uma empresa em algum ramo de atuação. Em planejamentos estratégicos, é sempre recomendável saber onde estamos e o que pretendemos alcançar. Seu market share, ou posicionamento de mercado entregará exatamente esta informação e ainda mais: possibilitará acompanhar e avaliar a eficácia de ações já tomadas.

 

Pesquisas de Mercado tipo Top of Mind

Qual é a primeira marca que vem à cabeça da população? Esta pergunta aguça a curiosidade de todos os profissionais que trabalham com marketing corporativo e também com mídia. Para responder este tipo de questão é que foi criada pesquisa Top of Mind, uma categoria de pesquisa de opinião pública que analisa as marcas e produtos mais lembrados pela população, através de perguntas fechadas. As pesquisas Top of Mind são úteis para veículos de comunicação (através de premiações) e também para empresas que desejam reforçar e expandir sua marca. O Instituto Folha tem como parceiros mídias impressas, para a divulgação de prêmios Top of Mind.

 

Pesquisas de Mercado para Audiência

Jornais, revistas, emissoras de rádio/ televisão e quaisquer outras mídias sempre têm interesse – é claro – em aumentar sua audiência. Para isso, é preciso conhecer bem sua segmentação quanto à principalmente sexo, idade, renda, grau de instrução e região em que reside. As pesquisas de audiência podem ser decisivas para lançamento de um novo caderno no jornal, mudança de um locutor com baixa aceitação, ou até mesmo na determinação do valor a ser cobrado nos espaços de publicitários.

 

Imagem da Marca, Produto ou Serviço

Empresas que conquistaram altos patamares no mercado só o fizeram por conseguir reconhecimento de seus clientes. Para alcançar uma boa imagem de Marca, Produto ou Serviço é preciso levar a sério a opinião dos clientes através de um bom tracking de pesquisas de satisfação.

 

Pesquisa e Marketing

Este é o tópico que engloba todos os outros. Quando pensamos em crescimento e melhoria, a primeira palavra que deve vir à mente é Marketing. Estudo de concorrência, market share, imagem da marca e pesquisas de satisfação são informações relevantes para qualquer ação de publicidade e marketing. O segredo é saber como conquistar e cativar os clientes de forma assertiva.

 

Nossos Diagnósticos Empresariais se resumem em:

  • Estudos de viabilidade de investimentos, examinando as potencialidades de mercado, as demandas por novos produtos e as possibilidades de expansão;
  • Avaliação de imagem da empresa, da credibilidade e dos atributos simbólicos associados à mesma;
  • Estudo das marcas das empresas e dos seus produtos, avaliando a aceitabilidade e o impacto das mesmas;
  • Levantamento e avaliação de elementos de marketing e comunicação;
  • Diagnósticos de aspectos corporativos, funcionais e organizacionais, localizando áreas de estrangulamento e necessidades de alocação, qualificação e especialização de pessoal;
  • Pesquisa de clima organizacional, identificando o grau de satisfação e as demandas do cliente interno.