Deputados rejeitam proposta do Distritão

0

cinco da bancada baiana não votaram

O distritão, proposta que alterava o sistema de eleição do Legislativo foi reprovada pela maioria dos deputados na Câmara, em Brasília (DF), com a mesma sido rejeitada por 230 votos a 205, na sessão de terça-feira (19).

Direita, esquerda e centro se colocaram em um mesmo lado para reprovar a proposta. A bancada baiana também fez coro à maioria de seus colegas de parlamento. Apenas cinco deles abstiveram de votar: Lúcio Vieira Lima (PMDB), Cláudio Cajado (DEM), Benito Gama (PTB), Jorge Solla (PT) e Márcio Marinho (PRB).

O plenário da Câmara dos Deputados decidiu rejeitar o distritão como sistema para as próximas eleições. Para que tivesse validade, eram necessários 308 votos favoráveis – dois terços dos deputados. A derrota do da proposta acontece a três semanas do fim do prazo limite para que as mudanças pudessem valer já no pleito de 2018.

O sistema era defendido por partidos como PMDB, DEM, PP e PSD, e rejeitado por PT, PR e PRB. A PEC foi dividia em temas e, de acordo com O Globo, a rejeição pode enterrar por tabela o fundão, fundo público para financiamento de campanha. Esse seria o tema votado na noite desta terça, mas a votação do distritão foi o termômetro que faltava para que os deputados confirmassem que não há apoio necessário para aprovar a matéria.

No caso do financiamento, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PSDB-CE), determinou a formação de uma comissão de líderes para elaborar um texto que estabeleça a drenagem de verbas da União já empregadas em outros temas relacionados às campanhas eleitorais. O financiamento seria alimentado por esses recursos. Se aprovado no Senado, o projeto passará pelo crivo da Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui