Bastidores Políticos

0

Chumbo grosso para o ex-ministro Geddel Vieira Lima, sem dúvida, o político mais polêmico após a era ACM. Os R$ 51 milhões encontrados no apartamento de “um amigo” (frase do modismo no ambiente da politicalha) abrigados em malas e sacolas deixaram o Brasil inteiro boquiaberto.  O “beré” inchou para o “gordito” mais arroganteznho visto nas hostes da política baiana e também nacional. Sobre Geddel e as malas de dinheiro, mais tópicos. Abaixo.

Mas há de se convir, apesar daquela raiva danada e igual inveja de Geddel carregado de dinheiro, muitos baianos e baianinhas até ficaram com “peninha” dele, porque apesar de arrogância rechonchuda, é um camarada “carismático”, talvez o próprio caudilho Antônio Carlos Magalhães soubesse disso. Por isso mesmo, já nutria cisma profética àquela criança “insulsa” (insosso). Não há quem duvide que a rivalidade entre ACM e Geddel teve origem na sanha de cobiça do rebento gordinho da família Vieira Lima. Geddel sempre foi afoito pelo “vil metal”, dizem que, desde garotinho, aquele fedelho branquinho que parecia da raça ariana alemã, gostava de se vestir do tipo almofadinha: bermuda estilo linho cor branca, camisa de seda bem passada, meias brancas esticadas até o joelho, e sapatos bem lustrados. Era ele e seu irmão Lúcio. Ambos eram crianças normais, vivenciando a doce infância de uns tempos que ficaram para trás.

Pois bem, o tempo passou, Geddel e Lúcio cresceram e parece que o bon-vivant familiar se agigantou com eles, adentrando a vida política e pública por influência de seu pai, o saudoso Afrísio de Souza Viera Lima, ex-vereador, deputado estadual e federal, presidente da Assembleia Legislativa; ex-superintendente do Centro Industrial de Aratu e secretário estadual de Segurança Pública da Bahia. Ele também foi superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), diretor presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). Foi um histórico respeitável em um currículo nvejável. Eu o conhecia e fiz matérias com Afrísio para os veículos de imprensa em que este escriba saudosista trabalhou.

Lamento, ao que parece, pelo fim melancólico da carreira política deste jovem. Acho que o problema de Geddel é ter se contagiado pelo aroma que exala do poder, que é o  cheiro de rosas de cores roxas e brancas; como tal qual o corpo se deteriora, o mesmo poder apodrece. A própria matriarca da família Vieira Lima revelou, após o filho ser preso, que ele (Geddel) é um doente e não um bandido de colarinho branco.  Eu não posso condená-lo, pois o conheço dos tempos do genitor, o velho Afrísio Vieira Lima. Mas não devo concordar com os atos do rechonchudo, lá isso é um direito meu como cidadão e eleitor brasileiro.

Quando escrevo sobre pessoas, gosto de ser fiel à meus relatos e ao conhecimento de cada um que dedico os tópicos desta mal traçadas linhas. Porque gosto de escrever o que penso e quero compartilhar disto com outras pessoas. Por isso, aproveito também para escrever sobre o amigo Sebastião Fernandes Oliveira, melhor Tiãozinho Professor, atual secretário de Educação deste agradabilíssimo município de uma cidade que aprendi amar. Tiãozinho revelou-se um graduado gestor da pasta de educação para Livramento diante dos problemas inerentes ao setor, que são muitos e conflitantes. Tãozinho, educação. Mais tópicos. Em sequência.

As secretarias de Educação e de Saúde são os cargos mais complicados, mais conflitantes, poucos elogiados, muito criticados. Não à toa que esses setores são alvos constantes da mídia mais crítica e opinativa, municiada por descontentes sempre inconformados. Na gestão de Paulo Azevedo, por exemplo, muitos nomes, todos competentes e qualificados assumiram as duas pastas, na mesma quantidade de indicações, escolhas, nomeações, nos quatro anos da ex-gestão. E a troca de cadeiras foi constante.

Na Educação, afinal, foi feita a indicação do professor aposentado Tiãozinho, pessoa simpática, irrequieta, porém, moderada, apesar de voz rouca, mas falante, boa conversa e muito responsável. Há quem apostasse que ele nunca daria certo para a pasta com insinuações maldosas de que já era um profissional de reserva (digamos, civil aposentado), ultrapassado pela engenhosa modernidade tecnológica. Quem apostou perdeu, e feio!

A verdade é que o professor de matemática tinha como garantia curricular a experiência, a competência e a própria qualificação para lecionar aulas bem explicativas, pedagogicamente elaboradas para a fácil compreensão de seus discentes, de seus alunos. Todas as pessoas que tiveram o prazer\de tê-lo como docente têm orgulho de seu Mestre. Médicos, engenheiros, arquitetos, cientistas, advogados, professores, todas e quaisquer categorias e atividades profissionais outorgam-lhe continência de saudação pelo que aprenderam com ele.

Por isso, louva-se a iniciativa do prefeito Ricardinho (Ribeiro) em manter Tiãozinho Professor na pasta para continuar seu belíssimo trabalho buscando promover um ensino público de qualidade nesta nossa municipalidade livramentense. O endosso e o aval podem ser vistos, comprovados, no ambiente das escolas da rede municipal, no seu gabinete e nas salas com seus setores pedagógicos e administrativos da sede da secretaria.

Sem dúvida, este colunista atesta a formidável capacidade de Tiãozinho Professor em administrar a Educação de Livramento com empenho, dedicação, zelo e responsabilidade. Porque méritos, louvores, conquistas, avanços, coisas positivas precisam ser  reconhecidas para que sirvam de exemplo para as gerações futuras.

Bombas & Traques *** Traques & Bombas

Ministério Público endurece contra o prefeito Cristiano Azevedo, de Rio de Contas. Ou ele obedece a justiça e contrata os concursados ou estará sujeito a ir parar na cadeia e anda penalizar o município com multas. Sentença judicial é para cumprir-se *** Cães vadios, agora, já são recolhidos para um canil, ainda que improvisado, mas providencial. Como já é contumaz, a banda dos descontentes fez coro de inconformismo. Acusa que os animais estão sendo recolhidos de maneira que os machucam. Va entender *** Site Folha Regional se reestruturando, se modernizando, ampliando horizontes e buscando espaços no seio da grande mídia baiana e nacional. Atentem. Trata-se de um site e não um blog que está no mesmo nível da qualidade da imprensa brasileira *** Francisco da Rocha Aguiar, o Chiquinho do PT reorganizado o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, modernizando, estruturando o diretório livramentense. Está empolgado, motivado, feliz ***  Antes fora Arena, depois PDS, que virou PFL, agora DEM e amanhã poderá ser MUDE. É o Partido Democratas buscando sair do balaio de mesmices da política nacional para sobreviver, após a crise, sem precedentes, de falta de credibilidade que assola o sistema político partidário e o próprio processo eleitoral.***“Auribus teneo lupum” (segurando um lobo pelas orelhas).Ou seja, a situação no DEM está quase insustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui