Governo extingue programa que distribuía livros de literatura para escolas públicas

0

Se é verdade que “um país se faz com homens e livros”, conforme disseram Monteiro Lobato, um governo medíocre se faz pela ausência de homens bons e sem livros. Os Governos Dilma Roussef e de Michel Temer são um péssimo exemplo disto.

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) responsável pela distribuição de livros de literatura para bibliotecas de escolas públicas foi extinto pelo governo. Desde 2014 o programa que garante a compra e a entrega de novos livros foi interrompido pelo Ministério da Educação (MEC).

Apesar de possuir uma alternativa o governo ficará pelo menos quatro anos sem entregar os livros, pois a proposta só terá possibilidade de enviar novos exemplares a partir de 2019. De acordo com o MEC caberá ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) a “avaliação e disponibilização de obras literárias, além de acervos para bibliotecas, incluindo ações de qualificação de materiais para aquisição descentralizada pelos entes federativos”. Não foram divulgados detalhes de quantos livros e qual o orçamento específico do novo PNLD será destinado para obras de literatura. Entre os anos de 2000 e 2014 foram distribuídos quase 230 milhões de exemplares pelo PNBE, a um custo médio de R$ 3,80, o investimento total foi de R$ 891 milhões em compras. Pobre país!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui