5% das mulheres têm gene que boicota anticoncepcional, diz pesquisa

0
Foto: Reprodução

Por: Metrópoles

De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, cerca de 5% das mulheres possuem, no DNA, um gene que sabota anticoncepcionais. Por isso, algumas mulheres podem engravidar mesmo se estiverem tomando a pílula corretamente ou usando outros métodos contraceptivos.

Aaron Lazorwitz, o cientista responsável pelo trabalho, analisou o DNA de 350 mulheres que usavam um implante hormonal contraceptivo para evitar a ovulação. Por meio do sequenciamento genético das participantes, os pesquisadores descobriram que algumas delas possuíam uma versão diferenciada do gene CYP3A7*1C – normalmente ativado apenas quando a pessoa ainda está no útero e desligado pouco antes do parto.

O gene produz uma enzima que, segundo o estudo, quebra hormônios de controle de natalidade. Medicamentos contraceptivos com doses mais baixas seriam particularmente perigosos. Os resultados do estudo seriam úteis para a criação de novos remédios anticoncepcionais.

Porém, especialistas em métodos contraceptivos afirmam que ainda é cedo para abandonar de vez as pílulas e os implantes. “Embora a composição genética possa ter impacto sobre o quão bem a contracepção funciona para algumas mulheres, esse é apenas um estudo e é muito cedo para dizer se uma tecnologia relacionada a isso será útil no futuro”, explica a professora Sharon Cameron, da Unidade de Eficácia Clínica da Faculdade de Saúde Sexual e Reprodutiva da Universidade de Edinburgh, na Escócia, ao jornal Independent.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui