O vereador João Batista dos Santos, o João de Ogum (PTB), fez graves denúncias contra Empresa Bahiana de Águas e Saneamento (Embasa) ao mostrar em vídeo gravado acima da Cachoeira do Fraga, e assim comprovar, que os dejetos do esgotamento sanitário do município de Rio de Contas estão sendo despejados sem qualquer tratamento no Rio Brumado, o qual abastece toda a população de Livramento com fornecimento da água para consumo e banho. Apesar de veemente negado pela empresa, é do conhecimento das próprias autoridades de saúde e dos dirigentes da estatal que a água apresenta um grau elevado de presença de coliformes fecais acima do permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas não se tem conhecimento de providências nesse sentido.
O vereador gravou o vídeo e publicou no seu perfil no Facebook convocando a população, as autoridades públicas municipais e estaduais, em especial o Ministério Público da Bahia (MP-BA), para se mobilizarem contra o despejo do esgoto da cidade vizinha no leito do Rio Brumado. Ele mesmo encaminhou para a Câmara Municipal para realizar uma Audiência Pública que aconteceu na data de 7 de março, lotando o plenário da casa legislativa que agora promove suas sessões em novo dia e horário.
A Embasa é responsável pela gestão da rede coletora de esgotos domésticos e prometeu implantar o sistema de esgotamento sanitário em toda a cidade de Livramento, o que jamais aconteceu.
O vereador João de Ogum, assume seu primeiro mandato na câmara municipal, mas sempre se destacou por sua luta em favor das causas sociais e atuar com empenho e dedicação em defesa do bairro Benito Gama e seus moradores. Ele lembra que a população daquela comunidade, assim como os demais livramentenses, vez ou outra reclamam da cor e do mau cheiro da água, mas a Embasa rebate afirmando que a água fornecida aos moradores é submetida a rigoroso controle de qualidade e que os resultados atendem aos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“Enquanto eu era apenas um cidadão comum a fazer minhas críticas e minhas cobranças e quase sem ter a minha voz ouvida, agora, com mandato parlamentar, serei mais forte a lutar pelo nosso povo. E a questão dos dejetos do esgoto de Rio de Contas em continuar a contaminar a água que a população de Livramento bebe e se banha, vamos brigar, e muito, até que o esgoto seja retirado e possamos consumir uma água sem quaisquer riscos para a saúde de todos”, prometeu.