A maioria dos consumidores brasileiros (45%) acreditam que a economia hoje está pior em comparação ao ano passado. Para 38%, está igual ao ano anterior, e em situação melhor, 17%. No entanto, se o cenário econômico atual não está tão animador, para o próximo ano a expectativa é de melhora para 79% dos respondentes. Os dados são de uma pesquisa da Boa Vista SCPC, elaborada com 1.169 pessoas de todo o Brasil.
O levantamento também buscou saber dos entrevistados o quanto se sentem informados sobre as questões políticas e econômicas do país e 57% alegam estar informados parcialmente. Outros 28% estão totalmente bem informados e 15% dizem não se sentir informados sobre os assuntos que pautam a política e a economia do país.
A pesquisa também questionou se a renda familiar é suficiente para pagar os gastos fixos no final do mês. Para 51%, é difícil pagar as contas do mês (contas fixas, como água, luz, telefone, TV paga, conta do celular), cartões, financiamentos e outras despesas extras considerando a renda mensal atual da família, e para 32% é muito difícil.
Para 65%, o poder de compra diminuiu em relação ao ano passado. Ou seja, tem comprado menos atualmente. Já 24% afirmam que o poder de compra em relação a 2016 está igual, mantendo assim as mesmas compras que já estavam acostumados. (G1)