Um ponto turístico de Lençóis, na Chapada Diamantina, foi interditado esta semana. O local bloqueado é o que dá acesso ao Poção, e o motivo da suspensão foi o fato de turistas terem contraído esquistossomose (shistosoma mansoni) depois de visitar o local há alguns meses.
Segundo a prefeitura de Lençóis, via Correio, foram coletados amostras de caramujos no local, que fica perto da Cachoeira do Mosquito, para serem analisados pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Uma denúncia de uma agência de turismo mineira motivou a investigação sobre o caso. A agência alertou para casos de turistas contaminados pelo shistosoma quatro meses depois de terem conhecido o Poção, no Carnaval.
A secretária de turismo de Lençóis, Lilian Andrade, afirmou que é possível que a contaminação do Poção esteja relacionada ao Rio Santo Antônio, que corta cidades da Chapada Diamantina e tem população ribeirinha. Em nota, a prefeitura informou que toma providências para conscientizar a população sobre a doença. Fonte Bahia notícias