O prefeito Ricardinho Ribeiro participou ontem (28) das comemorações em homenagem a São Pedro, nas comunidades de Varzinha e Itaguaçu, encerrando oficialmente os festejos juninos realizados em Livramento de Nossa Senhora. Durante o período de 03 a 28 de junho o município foi contemplado com uma vasta programação festiva com a prefeitura investindo na infraestrutura financeira e logística dos eventos organizados nas comunidades do Estocada, Rua do Areão, centro do comércio, e finalmente nas localidades Varzinha e Itaguaçu.
A prefeitura também apoiou culturalmente outros eventos juninos de caráter da iniciativa privada, através da secretara de Educação e Cultura, como pequenos arraiás, a exemplo do Passa Quatro e Itaguaçu, além de incentivar as comemorações das escolas da rede municipal de ensino.
O prefeito Ricardinho contabiliza um saldo altamente positivo como resultado do sucesso dos eventos de festejos juninos em Livramento. Para ele, o São João é a festa popular mais celebrada pelos brasileiros depois do Carnaval, com forte impacto nas economias dos municípios, haja vista que o evento junino serve não apenas como motivo de celebração, “mas, sobretudo, para movimentar a economia local”, afirma.
Isto é verdade, afinal, é neste período de festa junina que a cidade recebe dezena de milhares de pessoas, especialmente visitantes de várias localidades de regiões de todo o estado e também do país, além de promover o reencontro de familiares e parentes que estudam, trabalham ou moram fora. Ao longo de 27 dias de duração dos festejos, são gerados mais de 100 empregos temporários, além dos postos de trabalho indiretos para segurança, apoio das bandas e instalação da cidade junina. O comércio local também é beneficiado com o movimento do comércio de lojas, restaurantes, hotéis e costureiras por toda a cidade.
O prefeito reforça anda a importância do São João para o município: “Os festejos juninos, que são destaques no calendário turístico do Brasil, resgatam e valoriza a cultura tradicional nordestina, em especial a cultura, hábitos e costumes, além de movimentar o mercado local e gerar renda e milhares de empregos temporários. São investimentos que promovem retorno”, resume Ribeiro.