Instituição chega a Bahia levando 08 bibliotecas para serem entregues em escolas públicas da periferia de Trancoso como proposta de turismo cidadão
O movimento LêComigo – encabeçado pelos jovens irmãos Mateus (19 anos), Maria (17 anos) e Pedro (15 anos), que já distribuiu mais de três toneladas livros infanto-juvenis por todo o Brasil – estará em Trancoso dos dias 24 até 28 de setembro a fim de entregar bibliotecas para o Instituto Trancoso, para a Escola Municipal da Sapirara e Escola Municipal Maria dos Anjos.
Junto com Maria, 25 alunos secundaristas da Escola Graduada de São Paulo participarão da expedição que entregará 870 livros infanto-juvenis. A iniciativa teve início com a arrecadação e organização dos exemplares cuidadosamente selecionados e tem como objetivo aproximar jovens de realidades diferentes por meio de um intercâmbio cultural mediado pela leitura.
“Nossa ideia é unir turismo, diversão e ação social porque toda vez chegamos à mesma conclusão: temos muito mais em comum do que diferenças. Além disso, o livro lido tem que circular, ele não é objeto de decoração”, explica Maria Foz Caltabiano, gestora da OSC Lê Comigo e ela mesma uma das alunas do colégio.
A excursão sai de São Paulo no dia 23, aporta em Porto Seguro, se desloca até Trancoso com volta marcada para 27 de setembro. Os interessados tanto em contribuir com o projeto quanto em participar de uma das viagens, devem acessar o site www.lecomigo.org.brpara maiores informações. A ideia, segundo os idealizadores, é levar as bibliotecas e essa experiência ao máximo de destinos possíveis. A ação está aberta para a participação de outras escolas de todo o Brasil.
Serviço: Expedição LêComigo
Saída: 24/09/2017 do Aeroporto de Congonhas às 07:50h (LATAM linhas aéreas)
Volta: 28/09/2017 do Aeroporto BPS de Porto Seguro às 15:45h (LATAM linhas Aéreas)
Sobre a OSC LêComigo:
LêComigo – www.lecomigo.org.br – é uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão democratizar o acesso à leitura ao viabilizar intercâmbios entre jovens de escolas particulares e públicas por meio do encontro de estudantes de realidades diversas. A ação central consiste em ajudar a chegar livros em lugares com pouco acesso a eles no Brasil (focado em crianças e adolescentes). O projeto foi criado em São Paulo e atua em todo o país, especialmente em regiões com carência de equipamentos educativos e culturais.