Empoderamento das Mulheres

0

uito se tem discutido sobre o empoderamento das mulheres nos últimos tempos, mas em função da importância do tema, essa discussão deveria ser ainda mais ampla, para que os resultados possam ser acelerados.

O movimento de empoderamento feminino é uma consequência das conquistas que as mulheres vêm alcançando nos últimos anos, mas está longe de ser um movimento natural, pois se não for estimulado e incentivado em seus diversos fronts de atuação, não atingirá seus objetivos.

Embora o termo empoderamento das mulheres tenha sido forjado recentemente, esse já é um processo que vem se desenvolvendo há muito tempo. Os movimentos de liberação das mulheres nos idos de 1960 já eram na verdade o embrião dessa tendência.

Quem tem medo do empoderamento feminino

Lançado em 2010 pela Organização das Nações Unidas, o documento que traz os Princípios do Empoderamento das Mulheres tem servido de referência para diversas iniciativas no mundo corporativo e inegavelmente já provocou algumas mudanças neste ambiente, mas quem disse que são aplicados apenas neste caso?

empoderamento da mulher precisa ir muito além das corporações. É certo que com o avanço do empreendedorismo feminino, as diferenças de oportunidades ficaram mais evidentes neste segmento, mas o alcance do processo de empoderamento da mulher deve ser ainda maior.

Se a sociedade como um todo reconhece o papel da mulher como agente do desenvolvimento econômico, social e cultural, o empoderamento feminino não deve se restringir apenas às empresas, mas sim a todas as áreas da sociedade, como a cultura e o meio político, por exemplo.

A discriminação e barreiras impeditivas do desenvolvimento profissional e pessoal não estão presentes apenas nas empresas. A própria sociedade por muitas vezes desenvolve estes mecanismos e nem ao menos percebe.

Os Princípios do Empoderamento das Mulheres

Lançado durante a Assembleia Geral da ONU em julho de 2010, junto a uma série de outras medidas, ONU Mulheres e o Pacto Global criaram os Princípios de Empoderamento das Mulheres, com as seguintes diretrizes:

  1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.
  2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.
  3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.
  4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.
  5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.
  6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.
  7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

O primeiro princípio do Empoderamento das Mulheres

O primeiro princípio do empoderamento das mulheres diz respeito a estabelecer uma liderança corporativa de alto nível que promova a igualdade de gêneros.

É fundamental que sejam rompidas as barreiras que impedem a ascensão profissional e outros benefícios que muitas vezes acabam impedindo que a mulher alcance cargos de chefia e liderança.

O segundo princípio do Empoderamento das Mulheres

O segundo princípio do empoderamento feminino fala sobre a igualdade de tratamento para ambos os gêneros, respeitando e enfatizando os direitos humanos e também, abolindo qualquer forma de descriminação.

igualdade de salário e a supressão de qualquer barreira imposta através da descriminação com base em gênero, são as principais bandeiras deste princípio.

O terceiro princípio do Empoderamento das Mulheres

O terceiro item relacionado prega a garantia de saúde, segurança e bem estar de todos os trabalhadores, independentemente de serem homens ou mulheres, promovendo o equilíbrio entre gêneros também nesta área.

O objetivo principal é disseminar a cultura de banimento de toda e qualquer forma de violência no trabalho, incluindo-se aí, a violência verbal, física e também o assédio sexual.

O quarto princípio do Empoderamento da Mulher

A capacitação profissional é fator chave para o desenvolvimento profissional e porque também não dizer, pessoal.

No quarto princípio o documento prega a promoção de ações de educação, treinamento e desenvolvimento para mulheres, estimulando a criação de programas nos locais de trabalho que possibilitem o acesso da mulher a todos os níveis hierárquicos da empresa.

Uma das barreiras para o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil é justamente a falta de capacitação, muitas vezes imposta por uma criação conservadora e de mentalidade contrária à inserção da mulher no mercado de trabalho.

O quinto princípio do Empoderamento das Mulheres

Em seu quinto princípio, do empoderamento da mulher, o documento incentiva que as empresas implantem uma política de aquisição de produtos e serviços de outras empresas que sejam geridas por mulheres como forma de incentivar o empreendedorismo feminino.

No mesmo princípio consta também uma diretriz sobre o respeito à dignidade das mulheres, imagem e papel na sociedade, em todos os materiais de marketing e outros produzidos pela empresa. Além de ser incluída no processo produtivo, a mulher também precisa ter sua imagem respeitada.

O sexto princípio do Empoderamento das Mulheres

No sexto princípio sobre o empoderamento feminino, o documento da ONU expande sua abrangência para uma visão social do problema. Nele são incentivadas ações isoladas ou através que visem defender a igualdade entre os gêneros e a colaboração com parceiros, fornecedores e líderes da comunidade para promover a inclusão da mulher.

No mesmo texto também é incentivada a promoção e reconhecimento da liderança e contribuições das mulheres em suas comunidades e a garantia de representação suficiente das mulheres em qualquer consulta comunitária que seja feita.

O sétimo princípio do Empoderamento Feminino

O último item do documento fala sobre a necessidade das empresas e outras organizações divulgarem publicamente suas políticas e plano de implementação das diretrizes sobre o empoderamento da mulher, para promover a igualdade de gênero.

Esta é uma forma de incentivar o movimento e possibilitar que mais empresas possam aprender e se inspirar nos seus planos e levar o empoderamento feminino para sua organização.

O envolvimento com o empoderamento das mulheres é um desafio do qual todos os componentes da sociedade, homens, mulheres, empresas, organizações e governo, devem participar.

Mantenha-se atualizada sobre as discussões a respeito do empoderamento das mulheres e outros assuntos relativos ao empreendedorismo feminino, assinando nosso Boletim Informativo.

Por Josiane Osório, diretora executiva da Academia do Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui