Detran identifica 1,8 mil licenciamentos falsos na Bahia; despachante de Ipiaú está envolvido na fraude

0
Pelo menos 1.850 licenciamentos falsos foram cancelados pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), informou nesta segunda-feira (9) o diretor-geral do órgão, Maurício Bacelar.
O número foi identificado por uma sindicância instaurada após a descoberta de desvio de mais de 10 mil planilhas “em branco” para o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Ainda assim, a quantidade de documentos fraudados foi menor do que a inicialmente estimada, de cinco mil unidades. “Esses documentos falsos   eram utilizados para clonagem de carros, para fazer transferência fraudulenta de veículo e burlar  vistoria e inspeção”, detalhou Bacelar ao A Tarde.
Após o final da sindicância, um servidor em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) teve o contrato rescindido por emitir 2ª via de CRLV sem  autorização do proprietário e outros sete despachantes de veículos foram descredenciados nos municípios de Jequié, Ipiaú, Salvador, Alagoinhas, Conceição do Coité e Jaguaquara. “É um departamento muito grande e, eventualmente, ocorrem fraudes. O importante é que conseguimos identificá-las e que, a partir de agora, adotaremos medidas para evitar novas irregularidades”, garantiu o diretor-geral.
A partir de agora, a Polícia Civil deve investigar o caso criminalmente e encaminhar o inquérito para o Ministério Público do Estado. Além disso, o Detran-BA deve adotar medidas para evitar novas irregularidades. “Uma delas  é que  a partir de agora  todas as unidades do departamento de trânsito terão um cofre onde serão guardados os CRLVs, para que estejam mais seguros”, contou Bacelar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui