O volume da queda da Cachoeira do Mosquito, na região do município de Lençóis, na Chapada Diamantina, tem impressionado turistas depois das fortes chuvas que caíram no final de semana. A queda de aproximadamente 50 metros forma um cânion e o volume de água acabou formando duas quedas. Existem dois mirantes bem estruturados que possibilitam bons registros fotográficos da cachoeira e do cânion.
Nas imagens divulgadas, o volume de água está bem acima do normal, o que possibilitou imagens fantásticas e incomuns dessa área da Chapada Diamantina, inclusive com a cachoeira apresentando diversas quedas.
A Cachoeira do Mosquito fica a 40 quilômetros da sede de Lençóis. Metade do percurso é feito em asfalto e a outra metade em estrada de chão, além de fazer uma pequena trilha de um quilômetro e meio. A cachoeira fica em uma fazenda homônima e tem esse nome não por que existem muitos mosquitos lá, mas sim porque há muitos anos eram encontradas pequeninas pedras preciosas, diamantes, as quais os garimpeiros chamavam de “mosquitinhos”.Jornal da Chapada