Entre as bolas que estão rolando na Copa do Mundo, uma é fabricada na Bahia. É a única bola com padrão da Fifa fabricada no Brasil e a fábrica fica no interior da Bahia, mais especificamente em Itabuna. A fábrica é Penalty que tem 600 funcionários e pode produzir mais de 12 mil bolas por dia.
Inaugurada em 2000, a fábrica da Penalty em Itabuna funciona 24 horas por dia de segunda a sexta-feira, com três turnos de funcionários. A bola com padrão Fifa é a Penalty S11 Pro e os diferenciais em relação à outras bolas está na confecção própria da câmara de ar, feita de borracha, na tecnologia para juntar os gomos na câmara.
A S11 Pro é revestida por 11 gomos: seis no formato de “u”, três redondos e dois triangulares. O modelo foi projetado para ter textura semelhante à de uma bola de golfe, o que tem como objetivo dar a ele maior precisão. A Fifa contrata uma auditoria internacional para checar as instalações e a condição dos funcionários da fábrica e a bola precisa passar por testes semelhantes em um laboratório da Fifa para garantir a obtenção do selo. O processo é custeado pela empresa. As informações são do UOL Esporte.