Atitudes que ajudam a combater a celulite

0

Resultado do acúmulo de gordura e tecidos inflamados, a celulite faz com que a pele ganhe aspecto de casca de laranja por alguns motivos: predisposição genética e fatores hormonais ou externos, como sedentarismo, tabagismo e alimentação.

Para evitar esses furinhos indesejados, exercícios físicos são fundamentais, mas existe uma série de outras atitudes que ajuda a eliminá-las. Primeiro, veja os 15 alimentos que precisam entrar na sua dieta e, então, siga as dicas abaixo, dadas pela nutróloga Liliane Oppermann e pela dermatologista Leticia Sabo Muller, da Clínica Vivid, em São Paulo.

1. Beba bastante água
Sim, é clichê. Mas ingerir, em média, dois litros de água por dia é realmente importante para o bom funcionamento do organismo. Além de estimular a circulação, o líquido auxilia na eliminação de toxinas e do tecido mal oxigenado e mal nutrido.

2. Opte por alimentos com baixo teor de gordura
Anote o que não pode faltar na sua cozinha: hortaliças, frutas, laticínios desnatados, carnes magras, peixe, frango e grãos (feijão, ervilha, grão de bico ou lentilha). Frutas e verduras, principalmente, revitalizam a pele e a deixam com mais vigor.

3. Combine exercícios aeróbicos com musculação
Caminhada, corrida, bicicleta, elíptico e atividades aeróbicas em geral são fundamentais para dar adeus à celulite. Tome cuidado, no entanto, para o fim de um problema não originar outro. Quando a célula de gordura é quebrada, é natural que a pele fique mais flácida. Por isso, é importante acrescentar em seu treino exercícios que fortaleçam os músculos.

4. Evite o álcool
Além de bebidas alcoólicas terem alto teor calórico e nenhum nutriente, elas retêm líquido, dando grande chance para os furinhos aparecerem. E mais: sua metabolização é realizada pelo fígado, que poderia ser utilizado para liberar as toxinas do corpo.

5. Cuidado com alimentos muito salgados
Embutidos, carne seca, azeitona, presunto e até mesmo peito de peru light podem ter sal em excesso, que favorecem a retenção de líquido e acentuam a celulite.

6. Invista em fibras
Grãos como aveia, linhaça e chia auxiliam na regulação do intestino. Enquanto a linhaça e a chia são ricas em ômega 3, que tem ação anti-inflamatória, a aveia contém um mineral chamado cromo, que queima a gordura do abdômen, e silício, que aumenta a produção de colágeno e reduz a absorção de açúcar no sangue.

7. Escolha alimentos anti-inflamatórios
Como a celulite não deixa de ser uma inflamação, alguns alimentos ajudam a combatê-la. É o caso do ômega 3 (presente no atum, no salmão, na linhaça e na chia), do açafrão e do chá verde, que contém polifenóis.

8. Não use calças jeans muito apertadas
Jeans sem stretch podem dificultar a circulação, ainda mais se o trabalho exige uma mesma posição na maior parte do dia. Escolha tecidos com mais elasticidade e que não impeçam a transpiração da pele.

9. Fique longe do cigarro
O tabaco dificulta a circulação e suas toxinas fazem com que os tecidos da pele recebam pouco oxigênio.

10. Massagem
Ao aplicar o creme anticelulite, é necessário fazer uma massagem para potencializar o efeito. Passe o produto sempre de baixo para cima, em direção aos gânglios da virilha, e faça movimentos circulatórios para dissolver as células de gordura – como se fosse uma drenagem linfática caseira. Não faça força, pois há o risco de romper vasos e criar hematomas.

11. Vida zen
O estresse causa grande estrago metabólico, levando ao depósito de gordura, não à queima. Por isso, procure uma vida mais tranquila, encontre algum hobby e tenha uma boa noite de sono, pois é neste momento que acontece a regeneração das células.

13. Consulte um especialista
Existem quatro níveis de celulite. No primeiro, ela é praticamente imperceptível e só aparece caso a região seja pressionada. No segundo, alguns furos já são visíveis e, no terceiro, as irregularidades são mais profundas. No quarto grau, a pele chega a doer e há a possibilidade de aparecer caroços. Seja qual for seu caso, procure um dermatologista, que indicará e associará as melhores técnicas, e um nutrólogo, que poderá criar um cardápio equilibrado de acordo com seu dia a dia. Fonte Ig

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui