A cidade de Livramento de Nossa Senhora na Bahia, parece está retrocedendo para o século passado. Nesta terça-feira, 12, o dia começou da pior forma para os alunos da rede pública de ensino. Em uma postagem no grupo do Jornal Folha Regional, um grupo do WhtasApp, a população faz severas críticas ao que diz respeito a educação e saúde do município.
Os alunos que necessitam de transporte público para se locomoverem até a sua escola, foram surpreendidos com a situação em que se encontra o ônibus que faz o trajeto do povoado dos Patos, que fica na saída da cidade para Brumado. Em um vídeo gravado por um aluno é possível ver o ônibus com bancos rasgados, alguns apenas com metade dos assentos, mostrando total desrespeito e falta de importância com o bem estar, comodidade e principalmente segurança dos alunos.
O Folha Regional acompanhou nesta tarde, o desespero das mães dos alunos que pelo segundo dia consecutivo não conseguiram mandar os filhos para escola pois o transporte estava sem monitor. O monitor é o responsável por garantir a segurança dos alunos durante o trajeto que será percorrido, pois o motorista deve estar com atenção total voltada para o trânsito, por isso é de extrema importância que o monitor esteja acompanhando os alunos, orientando-os com o uso de cinto obrigatório, cadeiras especiais caso a criança seja pequena, mantendo a organização dentro do transporte, auxiliando na entrada e saída do veículo.
Pais e alunos aguardando o transporte público que chega sem o monitor.
Através de um áudio enviado para o grupo do WhatsApp do Folha Regional, o vereador Zemar, tem se mostrado preocupado e atento com a situação do município. No áudio o vereador esclarece que foi juntamente com o prefeito Ricardo Ribeiro, na capital do país, em Brasília e conseguiu uma verba no valor de quinhentos mil reais para a reforma do hospital de Livramento, porém o vereador explica também que em troca o prefeito iria usar duzentos mil de recursos próprios para o Campinho na Rua do Fogo, o que não ocorreu. O vereador orienta a todos buscar a promotoria, já que o poder executivo não está sendo capaz de amparar os livramentenses.
Ainda no grupo é possível observar as severas críticas da sociedade em relação a saúde, onde falta equipamentos básicos, medicamentos básicos e equipe medica para atender as necessidades da população e muitos tem que recorrer as cidades vizinhas para realização de exames e cirurgias que deveriam está sendo feitas no município.
Bem verdade que a administração atual de Livramento vai de mal a pior. As necessidades dos cidadãos não estão sendo atendidas, a educação e a saúde são princípios básicos, que asseguram a dignidade do indivíduo de acordo a nossa Constituição Federal.
É preciso que os demais vereadores e funcionários públicos sigam o exemplo do vereador Zemar e se dediquem na fiscalização e cobrança da prefeitura para com os recursos do município, sendo essa a principal função de um vereador eleito pelo povo.