Manter uma horta com ervas aromáticas em casa é mais fácil do que você imagina. Com sol, um ventinho e um pouco de água, as plantinhas serão suas companheiras, enfeitando e perfumando a cozinha e, de quebra, ajudando a dar um sabor especial aos pratos.
“O segredo para que durem é usá-las. Se você não usar, elas não vão brotar”, garante o engenheiro agrônomo e paisagista Santiago Serrano Aguero, da Florando Paisagismo e Jardins. A seguir, confira dicas do especialista para cultivar sua horta.
Dicas para sua horta
Prefira as mudas – À venda em qualquer horto e em mercados, é a melhor solução para quem quer um resultado imediato. Baratas, variam de R$ 3, a unidade, a cerca de R$ 30, o kit com 7 ou 8 variadas.
Sol e fresco – O local para o cultivo deve ser arejado e bem iluminado. “O alecrim e a sálvia gostam de sol pela manhã. Já o coentro, o dia todo”, diz Santiago.
Em qualquer lugar- Dá para plantar a erva em saco de muda, vaso ou jardineira e colocá-la na cozinha ou varanda, aproveitando, inclusive, as áreas verticais. “Pode até ficar perto da churrasqueira, tomando cuidado apenas com o calor. Como são rústicas, não precisam de cuidado extremo. O alecrim, por exemplo, que é originário do Mediterrâneo, resiste até a maresia e sol pleno”.
Regar – A superfície deve ficar úmida (não encharcada) e a água precisa circular. “O fundo do recipiente deve receber um substrato com granulometria maior que a da terra, como pedrinhas ou caquinhos de telhas. Quanto à terra, não há necessidade de solo especial”.
Outros cuidados – Alecrim, hortelã, sálvia, coentro e manjericão podem ser plantados juntos porque têm condições de plantio similares, embora cresçam em tempos diferentes. “Quando começar a perder a força, ou se faz uma pequena adubação orgânica para que volte com mais força ou se troca a muda”, finaliza Santiago. fonte Correio 24h