Escutar é tão automático que só prestamos atenção ao ouvido quando ele dói ou, por algum motivo, não ouvimos direito. “A audição é um dos sentidos da comunicação. Se não cuidar bem do ouvido, ela pode ficar comprometida”, diz o otorrinolaringologista José Ricardo Gurgel Testa, do Hospital Paulista (SP). Então, bora descobrir a maneira correta de higienizar o ouvido e identificar hábitos nocivos que prejudicam o nosso amigo de trabalhar direito.
CERA É DO BEM?
Engana-se quem acha que a cera do ouvido é sujeira. Ela impede que corpos estranhos, como insetos ou micro-organismos, entrem ouvido adentro e causem problemas. Não à toa, sua textura é pegajosa. “Ao retirála, perde-se uma proteção natural”, avisa o especialista. Além disso, a cera serve como lubrificante para o canal auditivo, evitando ressecamento e lesões.
HASTES FLEXÍVEIS COM ALGODÃO SÓ POR FORA
Elas só devem limpar as dobrinhas da orelha. “As hastes, assim como qualquer objeto pontiagudo (tampa de caneta, grampo de cabelo) podem machucar o canal auditivo”, diz Testa. Em caso de uma escorregadela, o material pode ferir ou perfurar o tímpano (membrana fina como papel celofane que vibra com o som). Dependendo da lesão, o tímpano se regenera. Além disso, as hastes podem empurrar a cera para dentro, criando um tampão que dificulta ou impede a audição. Aí, só o otorrino para dar um jeito. Tem mais: o canal auditivo é autolimpante. “A pele dele cresce de dentro para fora. Ao descamar, leva a sujeira para o exterior. Por isso nada de faxinar o ouvido”, conta.
ATENÇÃO!
De acordo com o médico, o uso frequente do secador de cabelo agride os ouvidos. “Meia hora de escova é um baita trauma sonoro. Use protetores auriculares durante o processo”, diz Testa.
VÁ A UM OTORRINO
Você ouve TV em volume mais alto do que os demais? No telefone, não ouve bem os outros? Acredite, vale visitar o médico.
AI, MEU OUVIDO!
Para Testa, a causa mais comum de desconforto em adultos são infecções por cutucadas. Nas crianças, a causa é o catarro que vai parar no canal auditivo e infecciona. Normalmente, a dor é forte, além da febre. Nesses casos, coloque um pano quente sobre o ouvido para amenizar a dor. Depois, procure ajuda de um médico.
COMO USAR UM FONE
Ouvir música com fone e volume nas alturas pode comprometer a audição. Vendar o canal auditivo sem escutar nenhum som externo é tão ruim como trabalhar em uma indústria sem proteção. O barulho pode danificar células responsáveis por transformar as ondas sonoras em estímulos interpretados pelo cérebro, resultando no som que escutamos. “Como não dói, a pessoa não percebe a perda da audição. Aí, procura o médico tarde”, diz Testa. Deixe o volume na metade. Quem está ao seu lado não deve ouvir o som do seu fone.Fonte Vivamais.com.br