As operadoras de telefonia celular receberam na quarta-feira (16) notificação para bloquear o funcionamento do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil pelo período de 48 horas. O Sindtelebrasil, representante das teles, informou que iria cumprir a determinação a partir da meia-noite desta quinta (horário de Brasília). De fato, desde um pouco antes do horário algumas operadoras cortaram o acesso ao serviço.
A decisão é da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo por meio de uma medida cautelar, mas o autor da ação está mantido sob sigilo. O bloqueio foi solicitado às operadoras de telefonia dentro de uma investigação sobre “quebra de sigilo de dados”.
Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, o bloqueio foi imposto porque o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho deste ano. No dia 7 de agosto, a empresa foi novamente notificada e foi fixada multa em caso de não cumprimento. Como, ainda assim, a empresa não atendeu à determinação judicial, o Ministério Público requereu o bloqueio dos serviços pelo prazo de 48 horas, com base na lei do Marco Civil da internet, o que foi deferido pela juíza Sandra Regina Nostre Marques.
O Sindtelebrasil informou que todas as operadoras afiliadas, Clara, Vivo, Oi e TIM, têm condições técnicas de fazer o bloqueio, mas não comentou sobre as maneira que a suspensão foi feita. Algumas operadoras de banda larga também confirmaram que iriam cortar o acesso ao WhatsApp, como a Net Brasil, que divulgou em seu Twitter oficial que obedecia decisão judicial. A GVT também publicou em seu Facebook mensagem sobre a intimação da Vivo. O WhatsApp ficou instável na GVT até ser por fim bloqueado, por volta de 1h da madrugada, horário da Bahia.
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O WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros, segundo pesquisa divulgada esta semana pelo Ibope inteligência. É de longe o mensageiro mais popular do país. Os aplicativos mais usados, são, em seguida, o Facebook, YouTube e Instagram. Fonte Correio 24h