Por: G1
Antes de pegar a estrada para o Carnaval, é preciso tomar alguns cuidados. Em 2019, 83 pessoas morreram nas estradas federais do país durante o Carnaval e outras 1.464 pessoas ficaram feridas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal.
Um dos comportamentos que mais causa acidentes com mortes e feridos é beber e dirigir. Os dados são da Organização Mundial da Saúde. Outros fatores são alta velocidade, o não uso de capacete, a falta do cinto de segurança e o uso incorreto da cadeirinha de criança.
“No atropelamento a 80 km/h é como se a pessoa estivesse despencando do 9º andar de um prédio, praticamente sem chance de escapar com vida. A velocidade é um fator importante de risco”, alerta a epidemiologista Fátima Marinho. Por isso, respeita o limite de velocidade.
Já o cinto é fundamental para quem está no carro ou no ônibus. “Ele vai evitar que você seja projetado para fora do carro. No banco da frente, onde você tem mais risco, o cinto de segurança reduz em 50% as mortes. No banco de trás, onde também temos que usar cinto, reduz até 75% o risco de morrer em um acidente”, diz a epidemiologista.
E lembre-se: o cinto de segurança deve ser usado tanto na cidade quanto na estrada – no banco da frente e no banco de trás!
Vai pegar a estrada? — Foto: Arte/TV Globo
Sobre o capacete, a OMS aponta que a probabilidade de morte do motociclista e do passageiro diminui em 40% se houver o uso do capacete de maneira correta. Vale lembrar que os capacetes possuem prazo de validade de até 3 anos.
Vai pegar estrada? Veja as dicas:
- Não beba
- Faça a manutenção do veículo
- Não dirija com sono
- Não use drogas
- Fique atento ao redor
E claro, NUNCA USE O CELULAR se estiver dirigindo.