Fazer compras, visitar o papai Noel no shopping e se der tempo comparecer à missa do Galo. Essa é a realidade que muitos chamam de época do Natal, mas alegrias e presentes à parte, o Natal é muito mais do que isso! A época do Natal tem outro significado que não seja se fartar de comidas e de presentes.
Tem um propósito religioso. Natal é comemorar o milagre do nascimento de Jesus Cristo e fazer despertar em nós a esperança em nosso Deus! Natal é festa, mas a festa do nascimento de Jesus Cristo, sendo, portanto, o momento ideal para fortificarmos a nossa fé e exaltar o poder divino.
Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus, sendo somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.
Para marcar o período das festividades, atualmente as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal. Com isso, o clima natalino fica encantador, iluminado e muito convidativo para as reuniões familiares, confraternizações de amigos, entre outras ações.
Símbolos
As comemorações de Natal incluem a presença de diversos símbolos tradicionais como a ceia de Natal, árvore, o Papai Noel, as músicas, a troca de presentes, o presépio, a iluminação e outras decorações natalinas. Importante lembrar que todas essas tradições associadas às comemorações natalinas proporcionam um forte aumento das vendas, constituindo a melhor época para os comerciantes. Mas será que você sabe o significado de alguns desses símbolos do Natal que anualmente renovamos nos estoques de decoração das nossas casas?
Árvore de Natal
É um dos símbolos mais populares, e normalmente é um pinheiro. Há muitas versões sobre a associação da árvore ao Natal. Uma delas é que o formato triangular do pinheiro representaria a Santíssima Trindade.
O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu em 1539 em Estrasburgo. Na América Latina, apenas no século XX teve início essa tradição. Atualmente, as árvores são naturais ou artificiais, sendo que estas últimas encontram-se à venda em cores variadas.
Papai Noel
Inspirado na figura de São Nicolau, um bispo do século III, o Papai Noel é responsável por trazer os presentes das crianças no Natal, segundo a tradição.
Estrela de Natal
Simboliza a estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus, segundo o relato do Evangelho de Mateus, na Bíblia.
Presentes de Natal
Os reis magos deram presentes para Jesus e o bispo Nicolau (que originou Papai Noel) era conhecido por dar presentes. Trocar presentes é uma das tradições de natal.
Velas de Natal
Tanto as velas de Natal como as outras iluminações de natal simbolizam Jesus, que afirmou ser “a luz do mundo”. Em termos gerais, o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade.