Por: BBC News
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou como “insustentável” a atual política de saúde pública da China para conter a pandemia, comumente conhecida como “zero covid”.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, chefe da organização internacional, afirmou ter manifestado a posição às autoridades do gigante asiático e acrescentou que acredita que “uma mudança [na política da China] seria muito importante”.
“Quando falamos da estratégia zero covid, não achamos sustentável considerando o comportamento do vírus hoje e o que projetamos para o futuro”, declarou o diretor-geral.
“Discutimos o assunto com especialistas chineses. E indicamos a eles que esse tipo de gestão não será sustentável… Acho que uma mudança seria muito importante”, acrescentou.
Entre as medidas utilizadas para atingir o objetivo de impedir a propagação do agente infeccioso, as autoridades mantêm os cidadãos em quarentenas muito restritas.
Quase 25 milhões de pessoas permanecem confinadas em suas casas na cidade de Xangai, por exemplo.
A extensão das medidas desencadeou alguns protestos da população da cidade, algo inusitado no rígido governo comunista chinês, segundo a agência Reuters.