Um hacker pode assumir o controle total do seu dispositivo Apple se ele tiver sido afetado por uma falha de segurança recente, dizem especialistas do setor.
Para corrigir o problema, que pode ter sido “explorado ativamente” por hackers, a Apple lançou uma nova atualização.
A violação de segurança pode afetar iPhone, iPad e Mac. De acordo com a empresa, o novo software “fornece atualizações de segurança importantes e é recomendado para todos os usuários”.
A atualização está disponível para iPhone 6 e posteriores, iPad Pro, iPad Air 2 e posteriores e iPad 5ª geração e posteriores.
Ela também pode ser baixado em edições posteriores para iPad mini 4 e iPod touch 7ª geração. Os usuários de Mac que executam o sistema operacional macOS Monterey também são incentivados a atualizar.
A Apple disse que hackers usaram a falha para se infiltrar no WebKit, o mecanismo que alimenta o Safari, o navegador de internet do fabricante. A empresa afirma que hackers podem usar a falha se o usuário acessar “conteúdo da web maliciosamente criado”.
Até o momento, não houve relatos confirmados de casos específicos em que a falha de segurança tenha sido usada contra pessoas ou dispositivos.