Cada vez mais comum no que diz respeito a tratamentos de beleza, o botox é o nome popularmente conhecido da toxina botulínica, uma substância produzida naturalmente por certas bactérias e que, quando purificada artificialmente, é capaz de atuar na pele humana e causar um efeito tensor.
Por isso, o botox é amplamente utilizado para atenuar ou prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Além disso, a toxina botulínica é utilizada também em tratamentos capilares. Sua ação nos fios proporciona uma hidratação profunda, além de reparar os fios e corrigir possíveis danos, deixando-os mais pesados e lisos.
Por isso, a substância é usada em processos de alisamento, oferecendo a vantagem de não ter formol em sua composição e de não causar danos às madeixas. Para o cabeleireiro e embaixador do site iCabelos, Gil Prando, o componente é uma alternativa para pessoas que querem deixar os fios lisos com mais segurança e beleza.
“O botox age no interior da fibra capilar, recuperando e alisando os cabelos de dentro para fora. Isso gera resultados potentes e duradouros nos fios”, afirma. A substância é utilizada como princípio básico de dois tratamentos distintos. O primeiro deles é a escova de botox, que tem como objetivo deixar os fios mais lisos, com menos frizz e volume controlado.
O procedimento é muito indicado para pessoas com cabelos cacheados, já que é capaz de agir sobre eles ao mesmo tempo que os hidrata.
A escova de botox também é indicada para pessoas que já possuem os cabelos lisos, mas que querem deixar os fios controlados e com aspecto mais vibrante. Por se tratar de um procedimento mais intenso, a escova de botox requer a utilização de outros componentes químicos, que irão atuar nos cabelos para deixá-los com a modelagem desejada.
Devido a essa ação mais forte, é interessante procurar a opinião e o acompanhamento de um profissional para a realização da escova. Além disso, é importante certificar-se sempre de que os produtos utilizados são de boa qualidade e oferecem os resultados esperados.
Outra forma de utilização da toxina é na reconstrução de botox. Neste caso, a substância age no interior da estrutura dos fios, promovendo a recuperação de seus danos. Ao reconstruir a fibra capilar, o procedimento corrige todas as falhas e ajuda a selar as cutículas– com isso, o tratamento também previne o aparecimento de novos danos, deixando os fios mais saudáveis e, ao mesmo tempo, protegidos.
O botox faz com que as moléculas se unam de modo a formar uma rede de ligações firme e resistente, que deixa os cabelos mais fortes e brilhantes. Como não se trata de um procedimento que irá alterar a estrutura dos fios, a reconstrução de botox pode ser realizada com mais frequência.
O tratamento deve ser feito sempre que a pessoa perceber que eles estão porosos, elásticos ou extremamente frágeis. Produtos como o Fiberceutic Intra-Cylane, da L`Oreal Professionnel, e o Botox Absolute Repair, da Grandha, estão entre os mais indicados por profissionais. Fonte Tribuna da Bahia