O município de Guanambi, no sudoeste baiano, decretou estado de emergência na saúde pública por conta do alto índice de proliferação do aedes aegypti. Na cidade, o índice de infestação do mosquito é de 8%, quando o tolerável pela Organização Mundial da Saúde é de 1%.
O número de notificações de casos de Zika Vírus no município, em janeiro, superou todo o ano de 2015, assustando as autoridades da área. Através do decreto, a Secretaria Municipal de Saúde passa a ser coordenadora de todas as ações necessárias para o atendimento à situação de emergência.
A pasta está autorizada a entrar em terrenos baldios, edificações abandonadas e todos os locais que representem potenciais focos de proliferação do aedes aegypti, podendo ainda recolher quaisquer bens móveis abandonados em via pública e que sejam considerados de risco. No último dia 02 de fevereiro, o município de Brumado, também decretou situação excepcional de emergência devido à epidemia de dengue, chikungunya e zika. Fonte Brumado Notícias