Mesmo com posse suspensa, Lula surge como Ministro no Diário Oficial

0

O “Diário Oficial da União”, na edição de terça-feira (22), trata o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. Lula foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff na semana passada, mas a nomeação foi suspensa por liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira (18).

Até que o Supremo não julgue a liminar, a nomeação de Lula para o ministério fica suspensa. Na madrugada de terça-feira (22), o ministro do STF Luiz Fux negou pedido do governo para reverter a liminar de Mendes.

Há várias ações na Justiça contrárias à nomeação de Lula para o ministério. Na ação que motivou a liminar de Gilmar Mendes, partidos de oposição alegam que a indicação tinha intenção de garantir a Lula foro privilegiado e, assim, tirar as investigações sobre o petista das mãos do juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância. Como ministro, o caso passaria para o STF.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Lula é investigado por haver indícios de que ele cometeu os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de desvios da Petrobras, praticados por meio de pagamentos dissimulados feitos por José Carlos Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht. Há evidências, segundo o MPF, de que o ex-presidente recebeu valores oriundos do esquema descoberto na Petrobras por meio de um apartamento triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP). Fonte Bahia Econômica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui