A economia brasileira voltou a crescer em abril, indicam dados divulgados pela Serasa. A alta, de 0,2% ante o mês anterior, é o melhor resultado mensal desde outubro de 2014. Na comparação com abril de 2015, no entanto, a atividade econômica teve contração de 3,3%.
O dado é mais positivo que o calculado pelo Banco Central. Mais cedo, o indicador do BC apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) ficou praticamente estável de março para abril, com uma alta marginal de 0,03% – interrompendo, ainda assim, uma sequência de 15 meses de retração do indicador.
Em nota, a Serasa afirma que, segundo os economistas, o avanço em abril é um sinal de que, “possivelmente, a recessão econômica, que já perdura por dois anos no país, esteja demonstrando seus primeiros sinais de esgotamento”.
O indicador da Serasa mostra que, pelo lado da oferta, houve alta em todos os setores: a agropecuária teve expansão de 2,2%; a indústria, de 1,9%; e os serviços, de 0,5%. Já do ponto de vista da demanda, os investimentos cresceram 0,4%, e as exportações, 0,7%. O consumo das famílias parou de cair e ficou praticamente estagnado em abril (alta de 0,1%), enquanto o consumo do governo recuou 0,8%. Fonte Bahia Econômica