Meia hora antes do desjejum experimente acordar o intestino com esta receita: um copo de água morna com um pouco de limão (para dar algum sabor), aconselha a professora de ioga Andrea Wellbaum. “Chá de menta também alivia o desconforto abdominal. E é uma delícia após as refeições”, complementa.
Outra opção é uma receita que combina ameixa e tamarindo. Essas frutas, ricas em fibras solúveis, têm efeito laxativo. “O tamarindo também favorece o peristaltismo. E o resultado é excelente”, informa o fitoterapeuta Adauto Luiz dos Santos. Ele apenas alerta que a indicação vale apenas para fases de obstipação (fezes aquosas são um alerta para que o uso seja interrompido).
Durante a noite, coloque de molho em um copo com água duas ou três unidades in natura de ameixas e tamarindos. Pela manhã, tome a água e coma as frutas. Não deixe de ingerir pelo menos 2,5 litros de água ao longo do dia para lubrificar os intestinos. Aumente a ingestão de frutas e verduras cozidas e prefira os produtos integrais. Fonte uol