Famílias consomem menos e endividamento cai, mostra CNC

0

O percentual de famílias com dívidas caiu, em julho, para 57,7%, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). É o menor patamar desde janeiro de 2015, quando 57,5% das famílias estavam endividadas.

A redução do endividamento, no entanto, é resultado da crise, segundo a entidade: com a perda do poder de compra causada pela inflação, pelo desemprego e pelos juros altos, as famílias estão consumindo menos. “(isso) Faz com que o consumidor seja mais ponderado na hora de assumir novas dívidas”, explica, em nota a economista da CNC Marianne Hanson.
O percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso também caiu na passagem de junho para julho, passando de 23,5% para 22,9%. Houve alta, no entanto, em relação ao ano passado, quando o percentual era de 21,5%.

Em média, as famílias permaneceram com dívidas por 7,2 meses, sendo que 34,4% delas estão comprometidas por mais de um ano. Quase um quarto das famílias brasileiras – 22,1% – está com mais da metade da renda mensal destinada ao pagamento de dívidas.

O cartão de crédito permanece como o principal tipo de dívida para 76,7% das famílias, seguido de carnês, com 15,7%, e crédito pessoal, com 11,3%. (G1)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui