A solução para a cãimbra e o que ela diz sobre a sua saúde

0

É provável que você já tenha vivenciado, durante um treino, por exemplo, um episódio com a câimbra. Mas pode ser também numa simples espreguiçada. No meio daquela aula de boxe, spinning, ioga ou daquela corrida matinal. Talvez, no finzinho daquela partida até tranquila de vôlei.

A verdade é que a câimbra é aquela visita chata que bate na nossa porta enquanto estamos de pijama. Elas não têm regras, não têm a menor cerimônia. Se formos falar de forma técnica, as câimbras são contrações musculares involuntárias e intensas, que podem acontecer em um único músculo ou em um grupo deles. Geralmente, aparecem na panturrilha, nos posteriores de coxa, na planta do pé e no quadríceps, mas fique atento, elas podem atacar em regiões do corpo que nunca imaginamos, como ombros, pescoço e até mãos!

Existem algumas razões para que elas surjam: Fadiga; Reações metabólicas; Desidratação; Perda de nutrientes.

Caso as câimbras venham lhe acontecer, não entre em pânico! Aliás, em primeiro lugar, não tente continuar sua atividade. Pare, respire fundo e alongue o músculo ou grupo muscular em questão. Mas tente alongar com calma e evite movimentos bruscos e puxões.

O senhor potássio

O potássio é um nutriente importante no funcionamento do nosso corpo, pois ele é fundamental para os nossos músculos, principalmente daquele grandão que fica no nosso peito, mais conhecido como coração. Por isso, a falta dele pode causar fadiga e, consequentemente, as câimbras.

Sabe quem é rica em potássio? A banana. Entendeu agora por que todos os atletas andam com bananas nas bolsas, mesmo não sendo muito fãs desta fruta? Existem outros alimentos que compõem a lista de fontes deste nutriente.
– Batata doce;
– Abacate;
– Beterraba;
– Uva passa;
– Mamão.
Se você sofre com câimbras, adicione estes alimentos a sua dieta. E lembre-se uma alimentação balanceada é o pote de ouro de um corpo em equilíbrio.
Sempre ela

Manter o corpo hidratado também é uma bela dica para evitar a visita das dores enxeridas. A desidratação está intimamente ligada com a perda de nutrientes. A deficiência de magnésio e de cálcio também está relacionada com o surgimento deste desconforto.
Por isso que, quem transpira em demasia, está mais propenso a sofrer com as câmibras. “Água sempre é, portanto, um mantra”, fala a atleta.

Se você sabe que no dia seguinte de manhã vai ter um treino mais puxado ou, finalmente, chegou o dia daquela corrida importante, comece a se hidratar no dia ANTERIOR. Uma excelente alternativa é a água de coco.

Quando se preocupar

Se as câimbras começarem a bater na porta da sua casa com uma frequência mais do que indesejada, inchaços, um desconforto além do normal e fraqueza: procure um médico. Ela pode estar sendo um sintoma de algo pode estar errado com você. Talvez, seja um sinal de diabetes, doenças neurológicas e até estreitamento das artérias.Fonte Tribuna da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui