Até o momento, quatro chapas se apresentam para disputar as próximas eleições municipais em Brumado. Pela primeira vez, os eleitores irão se deparar com várias vias para escolha dos futuros representantes para o executivo e para a casa legislativa. Além dos quatro pré-candidatos a prefeitos e seus respectivos vices, o eleitorado brumadense terá de dividir as atenções com cerca de 80 pré-candidatos que buscarão um assento no legislativo.
De acordo com dados da justiça eleitoral, pouco mais de 47 mil eleitores estão aptos a votar no dia 02 de outubro. Caso os quatro pré-candidatos a prefeito recebam o mesmo número de votos, todos sairão das disputas com pouco mais de 11.700 votos. Desta forma, a eleição em Brumado seria decidida no critério de desempate, que leva em consideração a idade dos candidatos, o que já coloca o candidato com mais idade em vantagem.
Na mesma projeção matemática, se cada pré-candidato a vereador fosse votado por igual, todos receberiam cerca de 590 votos. Tudo ainda é mera especulação, mas seria algo inédito na história da política. “Isso é mais difícil de acontecer do que acertar de primeira na loteria”, comentou um estudioso da política ao site Brumado Notícias. Há ainda o risco de alguma chapa não ser deferida pela justiça eleitoral, o que reduziria também o número de candidatos. Por outro lado, pode ocorrer também alguma desistência de candidatura e formação de chapa. Fonte Brumado Notícias