É verdade que o Festival de Inverno Bahia nasceu essencialmente dedicado ao pop rock. Agora, em sua 12ª edição, o evento, que é realizado pela iContent e TV Sudoeste (empresas da Rede Bahia), mantém a sua essência e leva para Vitória da Conquista, entre sexta-feira e domingo, Nando Reis, Lulu Santos, Baiana System, Capital Inicial, Legião Urbana e outras atrações que reforçam suas raízes.
Mas, como a mistura é permitida, a MPB mais tradicional também está lá, representada por Djavan. E tem também o sertanejo de Marcos & Belutti. “O Festival se mantém fiel à sua proposta inicial, que é uma programação dedicada ao pop rock. Mas, nos últimos cinco anos, o domingo, que é o último dia, costuma ter artistas de outros gêneros. Em outros anos, teve Ivete Sangalo, Jorge & Mateus e Luan Santana. Neste ano, o último dia terá Marcos & Belutti”, afirma Carol Vianna, coordenadora de marketing de entretenimento da Rede Bahia.
Sertanejo
Marcos & Belutti, que participam pela primeira vez do Festival (assim como Djavan, BaianaSystem e Paula Toller), já estiveram em Conquista em outras ocasiões e dizem ter sido muito bem recepcionados pelo público: “Sempre somos muito bem recebidos em Vitória da Conquista e estamos felizes em poder voltar. O público tem uma energia incrível e estamos ansiosos para a nossa apresentação”, diz Marcos.
A dupla, que tem rodado o país com a turnê Tão Feliz, chega a Conquista com um repertório um pouco diferente, baseado essencialmente nos sucessos. Músicas como Aquele 1%, que os dois gravaram com Wesley Safadão, e Mar de Lágrimas, que teve a participação do Roupa Nova, estarão no show.
Nando Reis, que está no Festival pela quarta vez, diz que, embora prefira fazer shows individuais, também gosta do formato do evento de Conquista: “Tanto o Festival de Verão como o de Inverno são bacanas, grandes, de tradição. Mas a única coisa que me agrada em festivais é a diversidade de público. Prefiro shows individuais, mas eu subo ao palco sempre com o mesmo propósito: fazer o melhor show possível e me divertir”.
Palcos secundários
Além das atrações mais conhecidas nacionalmente, que estarão no palco principal, o Festival de Inverno receberá artistas regionais, que ficarão nas arenas secundárias. “No Barracão Universitário, estarão atrações de forró e sertanejo. Já a Eletro Rock é dedicada à música eletrônica e ao rock. Nos dois espaços, as prioridades são atrações da região, com algumas bandas de outras cidades, mas sempre da Bahia”, conta Carol Vianna.
No Barracão Universitário e no Eletro Rock, se apresentam quatro atrações por dia. No primeiro, estarão bandas como Xote Coração de Palha, Xamego Proibido e Tierry. No Eletro Rock, Natural Hate, The Cadillacs e a Banda Dona Iracema são alguns destaques.
Como acontece desde a primeira edição, o Festival de Inverno acontece no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, que, durante o evento dispõe de diversidade gastronômica. Na Avenida Sabores estão as lanchonetes de fast food, que atendem ao público da pista. Há também um espaço gourmet, com 16 bares e restaurantes com mesas e cadeiras para o público se sentar. Esse espaço tem vista para o palco principal, o que permite às pessoas assistirem aos shows enquanto comem.
“Alguns restaurantes oferecem um cardápio voltado para o clima da região, que é frio, com uma diversidade de caldos, sopas e chocolate quente”, diz Carol Vianna. Vale ressaltar: a temperatura mínima prevista para cada um dos três dias de Festival é de 13°C.Fonte Correio 24 horas