Contar com um seguro contra roubo e furto, que também cubra gastos com acidentes e terceiros, é um investimento ideal. O fato é que há a realidade do alto valor do prêmio e ainda alguns tipos de motos novas, ou mesmo modelos mais antigos, que não são aceitos por parte das seguradoras. Por isso, o bom mesmo é colocar em prática algumas dicas e cuidados para evitar furtos e roubos de motos.
Cuidado ao sair e chegar
Segundo o consultor de segurança Diógenes Lucca, um dos criadores do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais, da Polícia Militar), os momentos de saída e chegada da residência são os preferidos pelos ladrões para a abordagem seguida de roubo. O perito recomenda: “Pela manhã é bom checar com o porteiro se a redondeza está tranquila. Se morar em casa, vale instalar câmeras de segurança para se certificar da movimentação na rua e, então, partir sem demora”. No retorno, “ao estar próximo da residência, o ideal é fazer uma ronda rápida nas imediações e perto da entrada, verificando se há pessoas com atitude suspeita”, completa Lucca.
Nunca reaja
No caso de ser abordado por criminosos armados, Lucca recomenda manter a calma e nunca reagir, nem mesmo tentar negociar o bem. “Deve-se colocar as duas mãos abertas à frente, de modo a se mostrar rendido, e sair de perto do veículo de forma calma, sem demonstrar pavor”, alerta o perito em segurança.
As preferidas dos bandidos
Para Sérgio Barros, diretor de produto da Mapfre/Banco do Brasil Seguros, é possível tomar algumas precauções para evitar o risco de roubo: “Evite pilotar tarde, à noite. E esteja sempre alerta e concentrado não só no trânsito, mas em todo espaço em sua volta. Evitar fazer sempre o mesmo trajeto também é uma medida que dificulta a ação de quadrilhas especializadas”. Motos esportivas, nakeds e big trails são as mais visadas; customs e scooters são menos procurados.
Estacione com segurança
O ideal é nunca estacionar na rua, especialmente à noite e em locais desertos. Sempre prefira um estacionamento, mesmo que o preço seja o mesmo cobrado por um carro. Na cidade de São Paulo, há bolsões para motos, principalmente em locais onde existe Zona Azul, onde a prefeitura cobra pelo estacionamento por um determinado período. Entretanto, há diversos relatos de motos furtadas nestes bolsões.
Use um dispositivo de segurança
Se não houver outro jeito e você precisar estacionar nos bolsões ou na rua por pouco tempo, sempre trave o guidão da moto e use algum dispositivo antifurto. Correntes e cadeados comuns são facilmente burlados por ladrões especializados, enquanto travas para o disco de freio costumam valer a pena. Porém, há notícias de motos travadas que são levadas em caminhões baú ou caminhonetes.
Quanto mais difícil, melhor
Travas de disco devem ser de aço (do tipo inox ou carbono), pois modelos de alumínio são violados mais facilmente. Há inclusive travas de aço com alarme incorporado, acionado por sensor de movimento. Segundo Marcelo Peixoto, mecânico especializado da Motors Company, “o ideal é travar a roda dianteira, pois em motos mais potentes, a trava no disco de trás pode arrebentar (junto com o disco de freio) com uma arrancada mais forte”.
Alarme presencial
Alarmes presenciais cortam a corrente de ignição ou bomba de combustível e são úteis, especialmente, para ocorrências de roubo com a moto em movimento. Quando o modelo se distancia do controle, o aparelho faz o sistema parar. Hoje estes sistemas estão bem desenvolvidos, podendo contar com sensores no cavalete, no assento ou mesmo nos baús. Outra vantagem é a sirene potente, que dispara ao movimentar a moto e chama atenção de quem está ao redor.
Seguro com rastreador
Atualmente, existem sistemas de rastreamento em conjunto com seguro, além das apólices que cobrem apenas roubo ou furto, em conjunto com assistência mecânica e guincho. Em alguns casos, o valor desta nova modalidade pode ser similar ao custo do seguro convencional, que também cobre acidentes e terceiros. Após o sinistro, se a moto não for recuperada pelo aparelho, tudo segue como o padrão: recebe-se um valor entre 90 e 100% da tabela Fipe.
Uma vantagem dos seguros com rastreadores está no fato das corretoras aceitarem diversos modelos, independentemente do ano de fabricação — bom diferencial para apólices tradicionais, que costumam não incluir motos pequenas ou superesportivas em função da alta sinistralidade. Vale sempre pesquisar diferentes seguradoras e tipos de seguro. Fonte uol