O incêndio florestal que teve início no domingo (30) na Área de Proteção Ambiental do Barbado, em Rio de Contas, Chapada Diamantina, foi controlado, segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente Municipal, mas um novo foco foi identificado no Pico das Almas, no mesmo município. A estimativa é que 230 hectares de vegetação tenham sido consumidos na APA do Barbado com o desastre ambiental. As causas ainda não foram apuradas.
Brigadistas voluntários da região e o Corpo de Bombeiros, com apoio de aeronaves, helicópteros, conseguiram conter o avanço do fogo na Serra, onde fica um dos pontos turísticos de Rio de Contas, o Pico do Barbado. Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Eugênio Spengler, mesmo com a expectativa de chuva para a região nos próximos dias, o efetivo disponível para operação continuará na região da Chapada.
Tanto os bombeiros e seus equipamentos quanto os brigadistas voluntários já foram acionados novamente na quarta-feira (2), por conta do novo incêndio no Pico das Almas. Segundo o morador Valdecy Matogrosso, o helicóptero do governo estadual saiu cedo ontem para levar os combatentes ao local do fogo. Fonte Jornal da Chapada