Vinagre é um ingrediente que merece um pouco mais de respeito. Sinônimo de amargor por seus detratores, o produto tem várias funções além de temperar saladas: pode ser usado, por exemplo, para o preparo de carnes, frangos, frutas (sim!) e até mesmo drinques.
Tudo é questão de saber qual o tipo de vinagre escolher para cada ocasião –até porque o ingrediente pode ser feito com outras matérias-primas além de vinho. Os ingleses, por exemplo, temperam batatas fritas com vinagre de malte, enquanto os chineses usam variações do condimento à base de arroz em uma série de receitas agridoces.
Em geral, o produto deve ser estocado em local frio e escuro e dura cerca de seis meses depois de aberto. Confira abaixo algumas das variedades mais comuns e com o que elas combinam melhor.
Vinho
É o ingrediente original –o nome vinagre vem do francês “vin aigre” ou vinho azedo. Pode ser branco ou tinto, dependendo de sua matéria-prima. Além de seu uso costumeiro para temperar saladas, pode ser usado no preparo de carnes e também de condimento. Na tradicional receita de maionese, por exemplo, pode-se substituir o suco de limão por uma colher de sopa de vinagre.
Balsâmico
O produto legítimo vem da Itália (mais especificamente das regiões de Modena e Reggio-Emilia) e é feito a partir de suco não fermentado de uvas envelhecidas em barris de madeira, por 12 anos. De sabor forte muito característico e textura mais encorpada, é usado em vários preparos, inclusive em drinques e sobremesas. É preciso ter cuidado ao comprar: versões mais baratas contêm corantes e espessantes para imitar o produto original.
Maçã
Originalmente produzido na França e na Inglaterra, tem sabor um pouco mais doce e é boa pedida para o preparo de chutneys, ketchup, picles, marinadas, molhos cremosos e vinagretes. Também é o “ingrediente secreto” das tortas de maçã à moda americana: misturado com água, dá um toque especial para a massa que compõe a sobremesa.
Arroz
De sabor bem leve e levemente adocicado, é muito utilizado em pratos da culinária oriental, como porco agridoce e sopas. Há quem tempere o arroz do sushi com ele, por exemplo. Pode ser boa opção para quem prefere um tempero mais leve para saladas.
Aromáticos
Vinagres também ficam muito bons com a adição de outros ingredientes, como estragão, alho, manjericão, cascas de limão siciliano e outros. O sabor mais marcante faz com que ele seja boa sugestão para marinadas e vinagretes.Fonte uol