Chapada: Cachaça é produto de exportação no município de Abaíra

0

O município de Abaíra, localizado no Circuito do Ouro da Chapada Diamantina, tem belezas naturais como a cachoeira subterrânea do Zulego e do Antônio João, mas pode mesmo é se gabar da cachaça produzida por lá. A Cachaça de Abaíra, já popularmente conhecida em todo o estado, tem o selo de Indicação Geográfica (IG), o primeiro na Bahia, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

De acordo com a superintendente do Ministério da Agricultura na Bahia, a ex-deputada Virgínia Hagge, o selo de IG é de alta importância, pois marca a região, e o estado, como produtora da melhor cachaça. “A cachaça da Microrregião de Abaíra há muito tempo já era conhecida pelos consumidores devido às suas particularidades, tipicidade e qualidade, porém só agora teve sua reputação reconhecida e protegida através do registro de IG”, concluiu.

Através da concessão da IG é possível promover o desenvolvimento regional sustentável via agregação de valor aos produtos agropecuários. O selo foi requerido pela Associação dos Produtores de Aguardente de Qualidade da Microrregião Abaíra e contou com o empenho dos produtores rurais e do trabalho iniciado pela SFA/BA, através da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário (DPDAG), que atuou nas ações necessárias à sua concessão desde o início dos trabalhos até sua conclusão, inclusive com a emissão do Instrumento Oficial de delimitação da área.

O registro de Indicação Geográfica (IG) é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. Fonte Jornal da Chapada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui