O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sugeriu que, na hipótese de que haja um agravamento da crise política no País, o Congresso deve aprovar uma emenda para a convocação de eleições presidenciais diretas.
“É preciso logo fazer uma emenda no Congresso para a eleição direta”, afirmou o ex-presidente, durante entrevista para o programa Diálogos com Mario Sérgio Conti, da GloboNews. Questionado pelo apresentador qual seria sua posição se, numa situação hipotética, o presidente Michel Temer renunciasse ao cargo, e FHC fosse chamado para ser eleito via eleição direta ou indireta, o tucano respondeu não esperar que isso aconteça.
“Eu espero que isso não aconteça. Nós estamos atravessando uma pinguela, mas e se a pinguela quebra, você cai no rio. Meu esforço todo é que haja uma travessia, ajudar que haja essa travessia. Primeiro vou fazer o todo possível para fazer a passagem – portanto, o governo Temer, que é passagem – para que isso não ocorra”. Ele comentou ainda que, para que fosse feita uma proposta de emenda constitucional (PEC) convocando eleições diretas, seria preciso que o presidente Temer tomasse a decisão.
FHC disse ainda que o atual sistema político-partidário está exaurido. “Não há país no mundo que tenha tantos partidos no Congresso Nacional”, afirmou. (Estadão)