Os símbolos de Natal e os seus significados

0

Vários são os símbolos que representam o Natal, contudo, apesar da longa convivência, muitos passam despercebidos e sem conhecermos o verdadeiro significado de cada um. Saiba um pouco mais sobre os principais:

• Árvore de Natal: o pinheiro ou árvore de natal é um dos símbolos mais emblemáticos da festa natalina. Ela é montada próximo da data festiva e desmontada no Dia de Reis: 06 de janeiro. Sua origem é europeia e esse tipo de árvore foi escolhida por ser uma das que sobrevive ao inverno rigoroso.

Além de representar o nascimento de Jesus, ela significa esperança e paz. Atualmente, é colocada uma estrela no topo da árvore, representando a Estrela de Belém, que guiou os reis magos até o local de nascimento do menino Jesus.

• Presépio: representa o nascimento do menino Jesus ao lado de José e Maria, seus pais. Ele nasceu numa estalagem de animais e foi colocado numa manjedoura. Na cena, também estão presentes animais como burro, ovelha e boi. Geralmente, os presépios são montados nas casas, nas igrejas e em diversos locais durante o ciclo do natal.

• Papai Noel: inspirado na figura do bispo turco São Nicolau, surgiu o Papai Noel. São Nicolau costumava deixar moedas próximas às chaminés das pessoas mais necessitadas. Já o Papai Noel, leva presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.

A transformação de São Nicolau em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo. Nos Estados Unidos, a tradição do velhinho de barba comprida e roupas vermelhas que anda num trenó puxado por renas ganhou força. Vale ressaltar que a figura do Papai Noel que conhecemos hoje foi obra do cartunista Thomas Nast, na revista Harper’s Weeklys, em 1881.

• Presentes: Existem muitas origens para este símbolo. Uma delas conta que São Nicolau, um anônimo benfeitor, presenteava as pessoas no período natalino. Outra tradição mais antiga, lembra os três reis magos que presentearam Jesus. O dia e o motivo de dar e receber presentes varia de país para país.

• Missa de Natal: também chamada de “Missa do Galo”, ela é celebrada na véspera do natal (24 de dezembro) e comemora o nascimento de Jesus Cristo.

• Ceia de Natal: na véspera do Natal, os familiares se reúnem para comer juntos a Ceia. Sua origem é europeia e simboliza a união e a confraternização entre as pessoas na noite de Natal. Na cultura brasileira é comum ter o peru, as frutas secas e o panetone.

• Bolas coloridas que enfeitam as árvores: Simbolizam os frutos da “árvore vida”, ou seja, Jesus Cristo.

• A Estrela: A estrela que guiou os três reis magros Baltazar, Gaspar, Melchíor – desde o oriente até local onde nasceu Jesus para que pudessem presenteá-lo com ouro, incenso e mirra, é lembrada hoje pelo enfeite que é colocado no topo da árvore de Natal. Jesus Cristo é a Estrela Guia da humanidade. Ele é o caminho, o Sentido, a Verdade e a Vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui