A evolução do tratamento da doença renal crônica

0

Chega ao Brasil terapia inovadora, que comprovadamente melhora as condições de saúde e a qualidade de vida do paciente renal crônico. A Fresenius Medical Care lança no Rio de Janeiro a hemodiafiltração de alto volume em evento no JW Marriott.

A hemodiálise é um dos principais avanços da história da medicina. Considerada uma terapia que modificou de forma drástica a evolução de uma doença há mais de 50 anos. O rim é ainda hoje o único órgão do corpo humano que pode ser substituído por uma máquina, que filtra o sangue e elimina o excesso de toxina e líquidos do organismo quando ocorre a falência do órgão. Em geral, o paciente precisa submeter-se ao processo pelo menos três vezes por semana, em sessões de 4 horas de duração, por toda a vida. Acaba de chegar ao Brasil uma nova terapia que renova a esperança dos doentes renais por uma vida com mais qualidade: a hemodiafiltração de alto volume, também conhecida como High Volume HDF. E a novidade contará com lançamento oficial na próxima terça-feira, dia 19, em evento promovido pela Fresenius Medical Care, empresa responsável por trazer o tratamento da Europa.

“Esta terapia se diferencia da hemodiálise porque permite uma melhor remoção de toxinas, que são nocivas para o organismo e não eram removidas de forma adequada pela hemodiálise. Estudos científicos demonstram que com este tratamento, o paciente é menos hospitalizado, tem uma melhor qualidade de vida e menor mortalidade”, explica a nefrologista Ana Beatriz Barra.

A especialista estará ao lado do doutor em nefrologia e professor da PUC do Paraná, Roberto Pecoits Filho, no dia 19 no JW Marriott, em Copacabana, a partir de 18h30 para falar sobre a terapia. O dr. Roberto Pecoits lidera importante estudo para avaliar o impacto desta terapia especialmente sob o aspecto da qualidade de vida dos pacientes submetidos a High Volume HDF. Este estudo está sendo realizado pelo EPICENTER, uma organização baseada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Na Europa, cerca de 20% dos pacientes em diálise realizam High Volume HDF, que é reconhecida como a modalidade de tratamento de diálise mais eficaz e que mais se aproxima da função do rim natural. Em Portugal, por exemplo, 60% de todos os pacientes em diálise realizam a terapia High Volume HDF que está agora chegando ao Brsil. Lá são cerca de 32 hospital públicos e 92 clínicas privadas oferecendo a terapia – em 93% dos casos os equipamentos são da Fresenius Medical Care.

Do ponto de vista técnico, a hemodiafiltração utiliza especialmente o princípio da convecção, que é a remoção de moléculas maiores pelo dialisador (filtro de sangue utilizado na máquina de diálise) através da força hidrostática. Além de ser uma terapia mais tolerável e confortável, a técnica efetua a melhor eliminação de toxinas. Esta forma de terapia de alto volume é possível através da utilização de produtos inovadores e de alta tecnologia da Fresenius Medical Care, desenvolvidos na Alemanha.

“O rim tem um papel fundamental para o funcionamento do corpo humano, pois, além de eliminar o excesso de líquidos, junto com o fígado, é responsável por eliminar as toxinas produzidas pelo metabolismo normal. E ainda produz o hormônio que induz a produção de glóbulos vermelhos e ativa a vitamina D, mantendo a saúde dos ossos”, esclarece Ana Beatriz Barra.

Quando os rins param de funcionar e o transplante não é uma alternativa, as terapias dialíticas representam a única solução para garantir a vida de milhares de brasileiros. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em todo mundo, 500 milhões de pessoas sofrem de doenças rins, e 1,5 milhão delas estão em tratamento de diálise. No Brasil, o último Censo da SBN apontou a existência de 125.000 indivíduos em diálise, sendo 94% destes em hemodiálise.

Os benefícios da HDF de alto volume são:

– Redução do risco de queda da pressão arterial durante a diálise

– Mais disposição para as atividades diárias e melhor qualidade de vida

– Melhor controle da anemia

– Redução de episódios de internação

– Melhor sobrevida

Estudos que comprovam a eficiência do tratamento – O maior estudo sobre esta terapia foi realizado na Espanha, encomendado pelo governo da Catalunha (Estudo ESHOL), com 906 pacientes, sendo destes 450 em hemodiálise e 456 em hemodiafiltração de alto volume, e acompanhados por 36 meses. Os resultados demonstraram 30 % de redução da mortalidade por todas as causas, 22% de redução de risco de todas as causas de hospitalização e 28% de redução do risco de incidência de episódios de hipotensão (pressão baixa) durante o tratamento. O estudo pode ser consultado em www.clinicaltrials.gov.

Fresenius Medical Care – Com sede em Bad Homburg, na Alemanha, é a maior companhia provedora de produtos e serviços para indivíduos com doenças renais, dos quais cerca de 2.8 milhões estão em tratamento dialítico. Por meio de uma rede de 3,504 clínicas de diálise, a Fresenius Medical Care fornece tratamento a mais de 300 mil pacientes ao redor do planeta. A Fresenius Medical Care é também líder na fabricação de produtos para diálise como máquinas e dialisadores. Nosso time é formado por mais de 105 mil colaboradores, distribuídos pelos cinco continentes. No Brasil, a empresa está presente há mais de 20 anos, com uma fábrica de insumos localizada em Jaguariúna (SP), head office no Rio de Janeiro e clínicas franqueadas em vários estados, onde atuam cerca de 3 mil colaboradores. O compromisso da Fresenius Medical Care é criar um futuro que vale a pena viver. Para pacientes. Ao redor do mundo. Todos os dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui