“A incidência do câncer de próstata tem aumentado muito”, alerta Drº Mark Covas

0

Na reta final da Campanha Novembro Azul, o médico urologista Drº Mark Covas ministrou uma palestra sobre o câncer de próstata na Unopar, em Livramento de Nossa Senhora, que foi sucesso de público. Para o especialista, este evento confirmou um comportamento das pessoas que já vem sendo observado pela sociedade médica: a cada dia as pessoas estão buscando mais informações.
“De um modo geral o movimento Novembro Azul a cada ano tem superado nossas expectativas, porque conseguimos propagar mais conhecimentos entre as pessoas, e isso é muito importante porque a cada dia esta doença também tem aumentado muito e preocupado a todos”, comentou Drº Mark Covas.
Para ele, quanto mais pessoas forem mobilizadas, fazerem os exames para o diagnóstico precoce e adquirirem conhecimento sobre o câncer de próstata será melhor para todos. “Não basta só fazer o exame, as pessoas tem que saber o que acontece com elas, com o corpo”.
E completa: “É claro que ainda encontramos resistência por conta da questão cultural, do preconceito, tudo isso ainda é muito arraigado na população masculina e demanda tempo para um resultado positivo, mas apesar desses fatores, temos conseguido uma evolução bem acima do que esperávamos”.

Incidência
Médico especialista em urologia com vasta experiência na área do câncer de próstata, Drº Mark Covas tem sido um palestrante muito requisitado para falar sobre o assunto. E aproveitou nesta entrevista para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico adequado.
“Sempre temos comentado em nossas palestras que a incidência do câncer de próstata tem aumentado muito nos últimos anos, isso por conta da população está ficando mais velha e do diagnóstico que está sendo mais efetivo. Hoje você encontra mais profissionais no interior que podem dar esse diagnóstico. Tudo isso tem ajudado muito tanto na sobrevida como o resultado final do tratamento”.
E lança o alerta: “Mesmo que o paciente não tenha sintomas ele pode ter alguma alteração na próstata, então somente uma avaliação detalhada de um médico especialista na próstata poderá identificar. Importante informar também que a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que se o paciente tiver histórico familiar ele deve começar a fazer os exames a partir dos 40 anos”.

Outras doenças da próstata
E completa: “O câncer é a doença mais importante porque mata, mas existem outras doenças de próstata que também acometem o homem em qualquer fase da vida, como por exemplo, os processos inflamatórios, as atrofias prostáticas, necroses e o crescimento da próstata por idade. Tudo isso podemos diferenciar pelos sintomas, inclusive a fase em que elas estão e como será feito o tratamento”.
Ele que é proprietário do Instituto de Medicina Especializada (IME), onde reúne uma equipe de médicos especialistas em diversas áreas, lembra da importância dos homens visitarem não somente um urologista, mas qualquer outro profissional ao menor sinal de doença. “Temos uma preocupação muito importante de que todo profissional que trabalha lá tenha certificado e título de especialista emitido pelo Conselho”, finaliza frisando que o IME está de portas abertas para o que precisarem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui