Abin monitora grupo ligado ao EI que troca mensagens em português

0

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está monitorando um grupo no aplicativo de mensagens Telegram onde os membros estão trocando informações em português sobre o grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A Abin confirmou a existência do grupo Nashir Português, que tem esse nome em referência à agência de notícias Nashir News Agency, utilizada para divulgar os manifestos do EI.

De acordo com informações do UOL, as primeiras mensagens publicadas neste grupo incluem um discurso traduzido para o português de Abu Muhammad al-Adnani, porta-voz do Estado Islâmico. Segundo a Abin, as organizações terroristas têm empregado ferramentas modernas de comunicação para ampliar o alcance de suas mensagens de radicalização direcionada, em especial, ao público jovem.

A movimentação preocupou a agência brasileira, que busca evitar possíveis recrutamentos de brasileiros meses antes dos Jogos Olimpícos no Rio de Janeiro. O Telegram, aplicativo semelhante ao Whatsapp, está sendo usado pelo EI para distribuir sua propaganda, após ter várias de suas contas em redes sociais fechadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui