A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) está monitorando um grupo no aplicativo de mensagens Telegram onde os membros estão trocando informações em português sobre o grupo terrorista Estado Islâmico (EI). A Abin confirmou a existência do grupo Nashir Português, que tem esse nome em referência à agência de notícias Nashir News Agency, utilizada para divulgar os manifestos do EI.
De acordo com informações do UOL, as primeiras mensagens publicadas neste grupo incluem um discurso traduzido para o português de Abu Muhammad al-Adnani, porta-voz do Estado Islâmico. Segundo a Abin, as organizações terroristas têm empregado ferramentas modernas de comunicação para ampliar o alcance de suas mensagens de radicalização direcionada, em especial, ao público jovem.
A movimentação preocupou a agência brasileira, que busca evitar possíveis recrutamentos de brasileiros meses antes dos Jogos Olimpícos no Rio de Janeiro. O Telegram, aplicativo semelhante ao Whatsapp, está sendo usado pelo EI para distribuir sua propaganda, após ter várias de suas contas em redes sociais fechadas.