Uma frente fria que chegou nas cidades do extremo sul e sudoeste da Bahia, nesta quarta-feira (13), provocaram forte chuvas, ventanias e raios.
No municipio de Itaquara, que fica na região do Vale do Jiquiriçá, sudoeste do estado, a força da água derrubou muros e árvores. As ruas estavam completamente alagadas.
Já em Itarantim, também no sudoeste, o volume de água chegou a 200 milímetros na terça-feira. As casas ficaram parcialmente alagadas e os moradores enfrentaram água acima dos joelhos. As chuvas permanecem e a temperatura varia entre 23ºC e 30ºC.
Na região do extremo sul, no município de Itabela, devido a força da chuva uma cratera surgiu nas às margens da BR-101, próximo à ponte do Rio dos Frades, durante a madrugada. O trânsito ficou interditado.
Foram registrados pela Codesal, fortes chuvas em Caravelas, Eunápolis, Itagimirim, Itapebi, Nova Viçosa, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Vereda e Teixeira de Freitas. Não há relatos de desabrigados ou desalojados nestas localidades.
Ainda no extremo sul, no município de Lajedão, a Defesa Civil aponta que já choveu esse mês 250 milímetros. Em todo ano passado, o registro total foi de 730 milímetros.