Aprovado em dezembro do ano passado e aplicado desde o último mês de março, a elevação de 17% para 18% na alíquota do ICMS trouxe impactos, nos medicamentos, que vem registrando aumentos e, simultaneamente, queda nos descontos dados pelos laboratórios. O resultado, para o consumidor, tem sido o de coçar um pouco mais o bolso – o acréscimo foi de quase 14%, sendo 1,2% oriundo do imposto e os 12,5% restantes autorizados pelo governo federal – já que este atingiu tanto os medicamentos de marca quanto os genéricos. Outra dica, esta sempre válida, tem sido a de percorrer diversas farmácias atrás dos melhores preços.
Dentre os medicamentos que sofreram o maior reajuste estão o cetroprofeno (antiinflamatório), que teve um acréscimo de 20% no preço, além dos medicamentos considerados de uso contínuo, como captopril (para o tratamento da hipertensão) e metformina (tratamento da diabetes) com um aumento médio de 10%. “Analgésicos que custavam R$ 3,3 tem o valor atual de R$ 4,50.
REDUÇÃO
Segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa e que reúne 56 laboratórios em todo o país (Interfarma), a carga tributária média sobre os medicamentos no país, corresponde a 34% do preço total, um dos maiores do mundo. Para o diretor de acesso da associação, Pedro Bernardo, o consumidor, com a situação, é o que acaba mais sofrendo, já que o imposto pago não representa, necessariamente, investimentos na área de saúde.
De acordo com o levantamento realizado pelo grupo, a alíquota passou de 17% para 18% em estados como Amapá, Amazonas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. Já em Rondônia, o imposto subiu de 17% para 17,5%.
Para o vice-presidente do sindicato, uma solução para a diminuição do preço dos medicamentos seria a fixação de um imposto único para os medicamentos, de até 10%. “O impacto seria de 20% a 30% no preço final, no geral. Além disso, outros itens como perfumaria, higiene e beleza também seriam beneficiados com a medida. Essa tem sido uma luta nossa”, ressaltou.Fonte Tribuna da Bahia