Bahia perde recursos do Luz para Todos

0

Quatro estados saem do programa

O Governo de Michel Temer continua desgovernado por se concentrar muito em se manter no poder pelo menos até 2018, ano eleitoral para eleições para novo presidente do país. O que teme o povo brasileiro é como isso vai acabar, uma vez que o atual chefe do executivo do Palácio Central tem a pior avaliação desde a era Sarney nos tempos da inflação galopante e assustadora da época.

Agora Temer e sua troupe apronta mais uma: reduziu recursos e metas do programa Luz para Todos na Bahia e simplesmente retirou do mesmo outros estados, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Isto se deu por decisão do governo federal em reduzir em 4,3% os recursos do orçamento de 2018 para o programa.

Ao jornal  Folha de São Paulo, o presidente da consultoria Thymos, João Carlos Mello, disse que a maior parcela do território já foi conectada e a tendência é a diminuição paulatina do valor do programa. “É mais disseminada que água, esgoto e telefonia; é a mais universal”, explicou Claudio Sales, do Instituto Acende Brasil.

Por outro lado, as novas ligações a serem feitas são em regiões cada vez mais remotas, cujo custo marginal é alto. Um desses lugares é o Acre, em que o valor médio de cada ligação será de R$ 10 mil, e no Tocantins, com R$ 24 mil por ligação.

O programa Luz para Todos é financiado com recurso da Conta de Desenvolvimento Energético, para custear a expansão da rede elétrica e subsidiar os consumidores de baixa renda. O reajuste no orçamento foi publicado no Diário Oficial da última quinta-feira (14).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui