Bahia: Primeiros dias de vacinação contra H1N1 são marcados por filas

0

Os primeiros dias de vacinação contra a gripe H1N1 tem sido marcados por longas filas em toda Bahia. Mas não é por esse motivo que se deve adiar a vacinação.

Podem se vacinar idosos a partir 60 anos, trabalhadores da saúde, inclusive os que atuam em portos e aeroportos, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e povos indígenas.

Para se vacinar, é preciso levar a carteira de identidade e cartão de vacinação. No caso de portador de doença crônica, é necessário levar um documento que comprove a doença.

O que é Gripe H1N1?
A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte.

Fatores de risco
A gripe H1N1, como qualquer gripe, pode afetar pessoas de todas as idades, mas, no período em que houve a pandemia, notou-se que o vírus infectou mais pessoas entre os cinco e os 24 anos. Foram poucos os casos de gripe H1N1 relatados em pessoas acima dos 65 anos de idade.

Gestantes, doentes crônicos, crianças pequenas, pessoas com obesidade e com outros problemas respiratórios também estão entre os grupos mais vulneráveis para gripe H1N1.

Os demais fatores de risco seguem a mesma linha daqueles enumerados para outros tipos de grupo. Permanecer em locais fechados e com um aglomerado de pessoas, levar as mãos à boca ou ao nariz sem lavá-las antes e permanecer em contato próximo com uma pessoa doente são os principais fatores que podem aumentar os riscos de uma pessoa vir a desenvolver gripe H1N1.

Sintomas

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são muito parecidos com os da gripe comum, mas podem ser um pouco mais graves e costumam incluir algumas complicações também: Febre alta, Tosse, Dor de cabeça, Dores musculares, Falta de ar, Espirros, Dor na garganta, Fraqueza, Coriza, Congestão nasal, Náuseas e vômitos, Diarreia. As complicações decorrentes da gripe H1N1 são comuns em pessoas jovens, o que é bastante difícil de acontecer em casos de gripe comum.

A insuficiência respiratória é um sintoma frequente da gripe H1N1. Em casos graves, ela pode levar o paciente à morte.

Prevenção
A prevenção segue as mesmas diretrizes da prevenção de qualquer tipo de gripe, só que o cuidado deve ser redobrado:

Evite manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada;
Lave sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca;
Leve sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas;
Mantenha hábitos saudáveis. Alimente-se bem e coma bastante verduras e frutas. Beba bastante água;
Não compartilhe utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;
Se achar necessário, utilize uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar;
Evite frequentar locais fechados ou com muitas pessoas;
Verifique com um médico se há necessidade de tomar a vacina que já está disponível contra a gripe H1N1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui