Evento aconteceu às 19h no Centro Diocesano
Aconteceu na noite desta sexta-feira (19hs) no Centro Diocesano de Livramento uma reunião seguida de palestra para tratar do tradicional evento Caminhada Passos que Salvam, promovido pela Casa de Apoio Amigos da Saúde (CAASE), onde o grupo de coordenação e organização comandado pela vice-prefeita Joanina Sampaio e o médico Eduardo Tadeu, apresentou como a caminhada deste ano irá ocorrer.
Também, no mesmo encontro foi apresentado o veículo Van adquirido pela CAASE para o transporte de pacientes para tratamento no Hospital em Barretos (SP). A Van é dotada de toda estrutura para o translado do paciente, com ar climatizado, aparelhos e equipamentos para emergência, balão de oxigênio, entre outros, o que garante um transporte de acordo, com as exigências neste tipo de serviços médicos. Este veículo também será muito importante para a CAASE.
O médico Eduardo Tadeu aproveitou o evento para pedir aos prefeitos Ricardinho Ribeiro (Livramento de Nossa Senhora) e Roberval Meira (Dom Basílio), que estavam presentes, ajuda com o custo de passagens para o transporte em ônibus, especialmente os de linhas regularizadas, evitando o transporte de pacientes e acompanhantes em ônibus considerados clandestinos, devido ao excesso de fiscalização nas estradas federais e estaduais.
Ainda em sua fala, Dr. Eduardo anunciou que já existe um projeto em processo avançado para a construção de um hospital do câncer também na Bahia, em Jequié, sudeste do estado, inclusive, com aprovação do governador Ru Costa que sinalizou postivamente neste sentido.
Usando da palavra, a vice-prefeita Joanna Sampaio fez um comovente agradecimento aos comerciantes e feirantes que doam, toda semana, frutas e legumes, além de boa quantidade de alimentos, como feijão, arroz, farinha, macarrão etc,
Durante o evento os pacientes que estiveram participando agradeceram o apoio da CAASE, com destaque para uma menina de pouco mais de cinco anos acometida de um cisto, foi curada no Hospital em Barretos, após peregrinar em vários hospitais da Bahia. Em Barretos (SP) ela contou com o apoio do próprio Dr. Eduardo Tadeu, que a encaminhou para exames até a cirurgia de retirada do corpo estranho na garota.
Apesar do evento ter sido realizado em Livramento, no Centro Diocesano, o interessante é que o público presente foi em maior quantidade de pessoas vindas de Brumado, Dom Basílio, Paramirim,e de outras localidades da região. Mas, segundo Joanina, o que se espera é que na caminhada no dia 26 de novembro o povo de Livramento compareça e participe com o maior número de pessoas presentes.
Ela também pede para que as pessoas adquiram os kits da caminhada e que estão sendo comercializados ao preço de R$ 35 reais, podendo ser adquiridos nos seguintes pontos de venda: Impacto Modas, CAASE e na Loja Império.
Por fim, Joanina Sampaio encerrou pedindo mais apoio aos eventos da CAASE, afirmando que tudo o que arrecada a prestação de contas é feita de três em três meses. No final, ela revelou que a Casa de Apoio aos Pacientes com Câncer de Livramento e Região, em Barretos, conta com 14 quatros, todos refrigerados por ar condicionados, os pacientes em tratamento no Hospital recebem alta com mais brevidade pela confiança que a casa conta com a própria unidade hospitalar e seu corpo clínico.
“Apesar da nossa dedicação, onde fazemos um grandioso sacrifício, inclusive, pessoal e familiar, há quem critique a tudo isto. Mas não nos desanima, não nos faz desistir. Enquanto vida tiver, e forças encontrar, a CAASE terá Joanina e Dr. Eduardo como parceiros e colaboradores, sempre, pois é preciso abraçar causas que nos fazem bem sem olhar a quem. As ´pessoas com câncer, especialmente aquelas que são carentes, precisam do apoio todos nesses momentos de tristezas e medos que a doença lhes causa. A CAASE representa essa luta”, concluiu.