Mais proteção para a menina e saúde para a mulher.
Caetité, através da Secretaria Municipal de Saúde, dará início a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra HPV no próximo dia 14 nas escolas municipais, particulares e estaduais na sede e distritos. A campanha atenderá meninas de 9 a 11 anos.
A vacina protege contra dois subtipos de HPV, doença responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero e a terceira causa de morte de mulheres no Brasil. As meninas que ainda não foram vacinadas, devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para receber a vacina.
Sobre HPV
A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. A cada ano, no Brasil, surgem 15 mil novos casos e 5 mil mulheres morrem. A vacina é a principal forma de prevenção, por isso é importante que toda a menina de 9 a 13 anos receba as três doses da vacina HPV. Ela é segura, de graça e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação.
Cynthia Lopes, secretária municipal de Saúde, destaca a importância da vacina na prevenção contra o câncer do colo do útero. “O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde de Caetité convoca os pais, responsáveis, gestores locais, professores e toda a sociedade para divulgar a informação de que a vacina é segura e eficaz”, finalizou.