Um foco de incêndio na região do Gerais do Rio Preto, na Chapada Diamantina, foi detectado por brigadistas na manhã desta segunda-feira (23). Segundo o brigadista voluntário André Muinhos, “há grande possibilidade de ter sido um ato criminoso e se tratar de um protesto contra a passagem da Tocha Olímpica na região”.
Em imagem enviada ao Jornal da Chapada, Muinhos aponta que o local do fogo é próximo ao ‘Beco do Guiné”, no distrito do município de Mucugê, ponto de entrada para o Vale do Pati – tradicional ponto turístico da região.
Com a movimentação olímpica houve, inclusive, a recusa da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros da Bahia na liberação de aeronaves para buscas do espanhol Hugo Ferrara Tormo, que está desaparecido na Chapada desde o fim de 2015, conforme Muinhos.
Com a propagação desse foco “os autores podem ter a intenção de demonstrar a fragilidade das ações de combate aos incêndios na Chapada, que no ano passado consumiram milhares de hectares na região e só foram debelados com a época de chuva”. Por Adalício Neto / Jornal da Chapada